Acampamento(camping) + Glam(glamour) = Glamping
Essa definição bem simples já diz muito sobre o que significa esse termo e o que representa. Essa tendência de hospedagem significa acampamento de luxo, para pessoas que querem acampar e se aventurar, mas não abrem mão do conforto.
Muita gente talvez pense que isso é muito novo e que acampar é para os fortes, que tem que ter os perrengues para valer a experiência. Porém, para maior parte das pessoas, os perrengues as afastam da possibilidade de acampar algum dia.
Estar ali no meio do mato, ver as estrelas, escutar o barulho dos bichos e principalmente, nesse momento de pandemia, estar isolado do mundo é algo que têm atraído às pessoas. Porém, não querem abrir mão do conforto e é ai que entra o glamping.
História
A primeira vez que surgiu essa palavra foi no Reino Unido em 2005, mas entrou no Dicionário Inglês de Oxford em 2016. A palavra é nova, mas o conceito não. No século 16, o 3 Duque de Atholl preparou um super acampamento de luxo para a visita do Rei James V e sua esposa, nas Terras Altas da Escócia. O Duque arranjou tendas e as encheu de provisões da sua casa natal.
Aproximadamente, 400 anos depois, nos anos 1920, os Safáris Africanos eram destinos imperdíveis para americanos e britânicos endinheirados. Mas esses viajantes com dinheiro, mesmo aqueles em procura de aventura, não estavam dispostos a abrir mão do conforto e do luxo.
Então, foi implementado essas melhorias, como gerador elétrico, champanhes, alimentação e banheiras portáteis.
Estrutura
A estrutura pode ser de várias formas(bell tents, pods, safari tends, tent cabins, casas na árvore, tipis, vintage caravans, trailers vintage e yurts). Eu achei essas opções somente em inglês, acredito que pelo fato do conceito de glamping já existir há algum tempo nesses locais e aqui no Brasil ainda está no começo. Vou colocar algumas fotos para exemplificar o que é cada termo.
Então, como ainda é um conceito novo, algumas hospedagens vão ter benefícios que outras não têm. Ou seja, recomendo que você pesquise direitinho o que você procura e o que não abre mão. A proposta é dormir num bangalô privativo e na maioria dos casos, tem energia elétrica e cama.
Qual a principal diferença da hospedagem comum para o glamping?
O glamping proporciona uma experiência diferente e única de hospedagem, integrando o hóspede à natureza, mas sem abrir mão do conforto. Então, você pode optar pela experiência mais rústica com cama e banho quente ou escolher experiências com luxo, decoração diferenciada e serviços e detalhes a mais.
Mas, Aléxia? Será que é pra mim? Eu acredito que cada modalidade de hospedagem tem o propósito de atingir às certas expectativas de viagens diferentes. Por exemplo, a experiência de se hospedar num all inclusive no nordeste é diferente de fazer uma viagem pela Europa batendo perna o dia inteiro e só voltando pro hotel pra dormir.
Isso quer dizer que uma hospedagem seja melhor que a outra? Acredito que não. Acredito que cada viagem e experiência pede pra um tipo de hospedagem diferente. O que você precisa alinhar é o que você imagina pra sua viagem com o que você está reservando e por isso, indico fechar a sua viagem com uma agência(recomendo a minha, para orçamentos só entrar em contato pelo botão do whatsapp) que entenda o que você procura e consiga te fornecer à viagem que você espera.
Será que é pra mim?
E pra quem tem dificuldade em colocar isso em palavras, te sugiro um exercício. Feche os olhos e pense na sua próxima viagem que você está planejando e veja o que está nos seus pensamentos. Ou seja, você se vê numa praia deitado o dia inteiro tomando drink ou se vê no meio da natureza fazendo trilhas, ao ar livre. Enfim, isso pode te ajudar a dar um norte para suas expectativas.
Vou preparar posts com opções no Brasil e no exterior pra quem tiver interesse de viver essa experiência. Acredito que com a pandemia, mais pessoas estão buscando viajar para locais com ar livre, distanciamento e contato com natureza, após tanto tempo em casa. Então, imagino que cada vez mais vai se popularizar esse tipo de hospedagem.
Acho que é válido para quem não sabe se vai gostar, reserva um hotel normal no seu destino e pega 1 diária no glamping pra testar. Quem sabe você goste?
Beijos!