Visitando a Fábrica da Lindt na Suíça

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Sempre que pensamos na Suíça, já vem alguns pensamentos de cara: aquelas vacas com o sino o pescoço, pessoas loiras, queijo, fondue e claro, CHOCOLATE! Então, numa viagem à Suíça, é imperdível colocar no roteiro uma visita à fábrica de um dos chocolates mais conhecidos do mundo: a Fábrica da Lindt.

É até engraçado você pensar numa fábrica de chocolate e não pensar na fantástica fábrica de chocolate do Willy Wonka e pensando bem: todos nós voltamos a ser crianças quando fala de chocolate. Vou contar tudo pra vocês sobre nossa visita.

Localização

A fábrica fica localizada em Kilchberg, zona metropolitana de Zurique, porém, fica afastado, principalmente se você estiver hospedado no centro da cidade. Existem algumas formas de chegar lá, eu experimentei as 2 principais e vou contar pra vocês.

Endereço:

Schokoladenplatz 1
8802 Kilchberg
Switzerland

Como chegar

É possível chegar lá de trem, ônibus ou barco. Nós fomos de barco, queria aproveitar e fazer o passeio de barco, então foi bom que já aproveitamos pra matar dois coelhos numa cajadada só. Porém, na volta, já estava muito tarde e escurecendo, então optamos por voltar de ônibus.

Passeio de barco

Todos os barcos de Zurique saem da estação Burkliplatz e teoricamente, é só ir até lá e pegar o próximo barco que passe pelo ponto Kilchberg, onde fica a fábrica, é lá que você deve descer. No ponto de onde saem os barcos, tem um guichê que você pode se informar. Eu tinha lido que os barcos saiam de 30 em 30 minutos, porém, assim que chegamos estava saindo o barco e descobri que o próximo era somente daqui 1 hora.

Foi um banho de água fria e o pior, perderíamos o nosso horário da reserva, pois compramos o ingresso pela internet antes já com horário marcado. Porém, liguei pro museu e expliquei a situação e falaram que não teria problema, somente teria que chegar antes das 17h que era o último horário.

Nisso, ficamos 1 hora esperando o próximo barco. O bom é que na estação Burkliplatz tem vários bancos e uma pequena lanchonete, então ficamos sentadinhos lá tirando foto e aguardando o barco. Porém, caso você queira ser mais organizado, esse site oficial mostra todos os horários dos barcos.

Nós tínhamos o Swiss Travel Pass, que dava direito a entrar no barco sem pagar nada a mais. Porém, caso você não tenha o passe, o que eu acho bobeira, caso vá a Suíça, compre o passe, compensa demais. Mas caso precise, só ir ao guichê e informe que vai até a fábrica e compre o ticket.

Como foi o passeio

Os barcos que saem da estação não são todos iguais, tem uns maiores e outros menores. O que pegamos era um menor e pra piorar, estava garoando, então tivemos que procurar um lugar dentro do barco pra sentarmos. O barco estava bem cheio, até porque ele vai parando em várias estações na beira do lago e as pessoas vão descendo e subindo.

É muito interessante isso, ver como os barcos fazem parte do transporte público de Zurique e muitas pessoas o pegam diariamente, até pelo fato de ser extremamente funcional. E tem muitas casas de moradores nesses bairros beirando o lago.

Quando entramos, perguntei pro rapaz daqui quanto tempo que era nossa estação, quando ele fala que na verdade, esse barco não faz o trajeto direto e sim, dá toda uma volta até chegar na estação Kilchberg e demoraríamos pelo menos, 1 hora pra chegar lá. O que teoricamente, seria um trajeto de 25 minutos rsss. Quando descobrimos isso, já fomos pro ‘’vagão restaurante’’ e pegamos uma mesinha, pedimos uma cerveja e decidimos curtir o passeio.

Foi bem gostoso, toda hora entrava e saia gente e nós sentados lá pra sempre kkkk. Caso esteja com o roteiro apertado, atente-se ao barco que irá pegar pra não fazer como nós. Mas no final, foi muito legal! Curtimos pra caramba. Viajar é isso, aproveitar e curtir cada momento, mesmo que esteja fora do combinado.

Volta de ônibus

Por conta de todos esses atrasos, chegamos tarde na fábrica e saímos mais tarde ainda. O plano era ir e voltar de barco, porém tínhamos uma reserva no restaurante que não daria pra perder. Colocamos no Maps o restaurante e já deu o trajeto de ônibus, paramos no ponto quase na frente de onde descemos do barco, ponto Kilchberg e pegamos o ônibus que nos levaria de volta à Banhofstrasse, que é a rua principal de lojas.

Inclusive, pra achar o local de onde saem os barcos, é só ir pra Banhofstrasse, no final dela, fica o lago e lá está a estação. É legal até mesclar a visita à fábrica com conhecer a Banhofstrasse, ela tem mais ou menos 1.5km e começa na estação de trem e você vai vendo as lojas incríveis e passeando até chegar no lago e de lá, pegar o barco.

O trajeto de ônibus foi super tranquilo, estava bastante cheio e só moradores que moram naquela região. Chegamos no centro bem rapidinho, então pra quem tem pouco tempo, acho que é a melhor alternativa. Como possuíamos o Swiss Travel, não precisamos pagar o ônibus também.

Como é a visita

Antigamente, não tinha como visitar a fábrica, só tinha uma pequena lojinha, mas não era um passeio em si. Em 2020, inaugurou a Lindt Home of Chocolate, que além de ser a fábrica, é um museu do chocolate super interativo e muito lindo.

É necessário agendar a visita antes pelo site oficial aqui. O tour clássico custa:

Adultos + 16 anos: 15 CHF

Crianças 8 a 15 anos: 10 CHF

Menores de 7 anos: grátis

Estudantes: 13 CHF

Você reserva e compra pelo site antes, recebe no seu email a confirmação com um QR code, isso é o que precisa apresentar lá na recepção junto com o documento oficial (passaporte) e IMPORTANTE: nesse momento de pandemia, é necessário o passe suíço da vacina. Aqui nesse vídeo, eu expliquei como tirar.

Assim que você entra no local, fica impressionado com a beleza, tudo é branquinho, parecendo um hospital da série Grey’s Anatomy e de cara, a imponente fonte de chocolate com 9 metros de altura. Claro que ela não é toda de chocolate, o chocolate só está em uma parte da fonte.

O passeio inteiro dura aproximadamente 1 hora e nele, você vai passar por todo processo de produção do cacau, história do chocolate na Suiça e claro, degustar muito chocolate.

Antes de começar o tour, tem um espaço com áudio guia gratuitos em vários idiomas, não tem português, mas tem em espanhol ou inglês. É só pegar um dos áudios e seguir pela escada até o início do tour. Apesar de ser horário marcado, não tem um guia explicando tudo num grupo. É um passeio livre, você vai andando e vendo as coisas de forma interativa.

Passeio Interativo

Entrando, você já se depara com vários telões, painéis interativos, maquetes e fotografias. Em cada sala, é uma etapa do chocolate desde a colheita. Para escutar sobre, tem um símbolo de microfone, você coloca seu áudio guia nele e começa a falar sozinho sobre aquela etapa. Tem muita informação e explicação disponível.

Conforme você vai escutando e vendo, vai avançando no passeio. Dá pra ficar horas lá dentro. A Home of Chocolate tem como objetivo, além de fortalecer o turismo, colocar a Suíça como pioneira na produção de chocolates de qualidade altíssima. Também produz cursos de chocolate e é um centro de pesquisa sobre o chocolate.

E a Lindt em si, que produz chocolate desde 1899, se consolidou como uma das marcas mais fortes de chocolate de alta qualidade no mundo inteiro. Em todo lugar na Suíça, se vê Lindt em todo lugar, parece que é a marca mais consumida por lá.

Inclusive, no passeio além de toda história, conta como começou a história da Suíça com o chocolate e a força da produção do produto no país. Tem um globo interativo que mostra a quantidade de chocolate consumido por cada país e por incrível que pareça, o Brasil não está nem perto dos primeiros. Já na Suíça, eles consomem e produzem muito chocolate de alta qualidade.

Overdose de chocolate

Uma das partes mais legais também é a degustação dos chocolates nas formas mais puras, então tem os tipos de chocolate de acordo com a composição, com mais ou menos leite, mais amargo e o chocolate branco. Meu marido gosta de chocolate branco e adorou! Você coloca a colherzinha e cai a quantidade de chocolate na colher pra experimentar.

Além dessa parte, tem uma parte interativa onde mostra todos os tipos de ingredientes que podem ser adicionados até para chegar nos diversos tipos de sabores dos chocolates Lindt. Só colocar a mão e cai uma barrinha de chocolate para você comer e tentar adivinhar quais ingredientes estão presentes. É uma delicia!

Se não bastasse tudo isso, ainda tem todos os bombons disponíveis para pegar na saída. E pra quem pensa que acabou, tem uma parte super legal que é um painel super interativo e as crianças ficam loucas com um ‘’brinquedo’’ que mostra dentro da fábrica, uma bola dourada saindo de dentro e fazendo todo o caminho até chegar na ‘’mão’’ do chef e ele abre a bola e no mesmo momento, cai o chocolate. Para poder curtir a experiência, só colocar o seu ingresso no leitor.

No final, damos numa loja gigante da Lindt com todo tipo de variedade de chocolate Lindt. Não é somente uma loja enorme, é maior loja da Lindt do mundo com 500 m². Tem desde os clássicos até os lançamentos e como fomos perto do natal, tinha vários celebrando a data.

Para quem quiser, ao lado da recepção tem um café para quem quer aproveitar mais um pouco o tempo por lá, inclusive tem umas cadeiras e mesas ao ar livre que deve ser gostoso de ficar por ali após a visita tomando um café e comendo um chocolate ahahahhaha.

Como foi? Vale a pena?

DEMAIS! O passeio foi muito legal, é incrível como eles conseguiram criar uma experiência totalmente imersiva no chocolate. Eu recomendo tirar uma tarde inteira pra curtir cada momento, desde o passeio de barco, até caminhar do ponto até chegar na fábrica e claro, ver com calma tudo que tem no passeio.

Realmente, curtir a experiência do chocolate. Eu sempre gostei do chocolate Lindt, mas vendo ali perto a estrutura que eles criaram super inovadora e criativa, hoje em dia, gosto mais ainda. Acredito ser um passeio imperdível na sua viagem à Suíça.