Muita gente fica em dúvida se vale a pena comprar o Swiss travel pass na sua viagem para Suíça, principalmente pelo alto preço. Eu não sabia muito sobre o passe quando decidi ir pra Suíça, achei as informações um tanto quanto complicadas, mas após ter vivido toda a experiência, decidi vir nesse post pra contar mais pra vocês.
O que é
O Swiss Travel Pass é um passe de transporte público da Suíça, com ele, você consegue fazer viagens de trem ilimitadas dentro do país. Esse tipo de passe de trem é bem comum na Europa, onde a malha ferroviária é extensa.
Geralmente, você pode comprar alguns que funcionam em mais de um país ou até na Europa inteira, dependendo. Porém, não compensa em todos os casos, vale a pena verificar caso a caso se vale a pena.
O passe te dá direito a viagens ilimitadas na rede do Swiss Travel System, com algumas exceções que vou falar mais abaixo e só pode ser vendido para turistas, não residentes no país.
Além disso, o passe também te dá direito a andar em todos os transportes públicos dentro das cidades, como ônibus, barco e trams. Isso faz com que seja um passe extremamente completo, diferente da maior parte dos passes vendidos por ai.
Minha decisão
Durante a minha pesquisa e obviamente, eu já tinha ouvido falar que a malha ferroviária da Suíça é impressionante. E particularmente, quando estou viajando na Europa, gosto muito de fazer os trajetos de trem. Acho que é uma forma rápida e gostosa de fazer viagens.
Até por isso, sempre opto por visitar países próximos ou só um país de cada vez, dessa forma, o trem é o transporte mais indicado. Agora, quem quer visitar países muito longes, acaba tendo que ir de avião.
Enfim, outra possibilidade seria fazer todos os trajetos de carro, o que eu também gosto bastante. Porém, iríamos no final do outono/começo do inverno e eu queria viver a experiência de andar em trens suíços. Então, decidi que iriamos usar o Swiss Travel Pass, afinal, eram 11 dias e 4 cidades.
Passeios
Além dos transportes, o Swiss Travel Pass dá desconto ou gratuidade em centenas de atrações turísticas dentro da Suíça.
- Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 cidades.
- Entrada gratuita em mais de 500 museus.
- Inclui excursões de montanha para Rigi, Stanserhorn e Stoos.
- Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha.
- Desconto entre 25 e 50% nas montanhas como Jungfraujoch, Titlis, Gornergrat e Matterhorn em dias de passe validado;
Só nesses descontos nos passeios de montanha, já compensam muito, porque são atrações caras. Então, ter esses descontos ajudam muito.
Formatos
O Swiss Travel Pass é vendido em alguns formatos diferentes e essa é uma das maiores dúvidas de quem começa a pesquisar. O passe tem limites de dias e pode ser comprado para uso em 3, 4, 8 ou 15 dias.
Além disso, tem a opção Swiss Travel Pass: 3, 4, 8 ou 15 dias consecutivos, Swiss Travel Pass Flex: 3, 4, 8 ou 15 dias não consecutivos dentro de 1 mês. Parece complicado, eu sei, mas na verdade, não é.
Na opção dos dias consecutivos, você usa o primeiro dia e a partir dai será contado os dias de forma corrida, você usando ou não. Caso opte pelo Flex, você escolhe quais dias vai querer usar e só ‘’gasta’’ quando você usa.
Como usar?
É muito simples, mais simples do que parece. Você imprimi o seu passe, anda sempre com ele em mãos, entra no trem escolhido, senta e aguarda o fiscal passar. Quando ele passar, você apresenta o seu passe, ele vai escanear seu bilhete a partir do qr code e pronto. Tá liberado! Simples assim? Sim!
Eu, inclusive, fiquei um pouco preocupada porque não sabia se precisava fazer alguma coisa, mas não. Eu já tinha colocado a data de início da viagem, então foi bem tranquilo, é automático.
Outra possiblidade é cadastrar seu ticket no app da linha de trem e dessa forma, só acessar o app pelo celular para ter acesso ao seu QR code. E eles sempre pedem o passaporte para confirmar sua identidade.
Como saber horários do trem?
Essa é a grande recomendação aqui desse post, não deixe de baixar o app SBB Mobile. Assim que baixar, você vai clicar em Timetable na página inicial, coloca a cidade onde você está e o destino para onde vai. Vai aparecer os próximos trens.
Também aparece quanto tempo de viagem, se é direto ou não e qual a plataforma. Escolhido o trem, só clicar nele e você vão ver se ele tiver conexão, qual é a estação que deve descer e o próximo trem que deve pegar. É bem simples e intuitivo.
Mas devo avisar que os trens da Suíça são muito pontuais, então o horário que está no aplicativo é o horário exato que vai sair. Eles não atrasam.
Como saber se o Swiss Travel Pass é pra mim?
Depende muito do seu roteiro. Se tiver muitos deslocamentos de cidades ou caso vá visitar alguma montanha, já compensa. Só não compensa se você for ficar só em uma cidade até 3 dias, por exemplo, você vai passar por outros países e só vai conhecer Zurique. Aí nesse caso, não tem necessidade de comprar o passe.
Vantagens
– Um único ticket para todos os transportes
Isso facilita demais porque como o transporte público nas cidades é muito eficiente, não compensa pegar táxi ou uber. A melhor opção é andar de ônibus/tram/barco dentro das cidades e o fato de ser um bilhete único pra tudo é muito simples.
Até porque a Suíça é um país que fala 4 línguas diferentes, mesmo que todos falem inglês, não é a língua primária. Então, não ter que ficar se preocupando onde comprar o bilhete e trocando dinheiro toda hora é uma facilidade enorme.
– Flexibilidade de horários
Tem trem toda hora, o dia inteiro para todos os lugares. Então, dá pra deixar o roteiro mais livre. Na nossa viagem, íamos para uma cidade a mais, porém, em cima da hora decidimos que não queríamos mais ir pra lá. Então, cancelei meu hotel e só adiantamos o hotel da outra cidade e não perdemos o bilhete de nada.
Sem contar que poder andar a vontade pelas cidades é muito bom. Ter acesso aos transportes públicos sem restrição de horário e sem ter que ficar com um roteiro engessado é bem legal.
– Entrada em museus gratuitos
Nós não somos grandes fãs de museus, mas mesmo assim, utilizamos dos benefícios. Uma das atrações mais conhecidas é o Chateau de Chillon em Montreux e também usamos no Château de Gruyères e no Musée H.R. Giger em Gruyére. Aqui tem uma lista oficial com todos os museus separados por cidades, vale a pena conferir para incluir no seu roteiro.
– Acesso e desconto nas montanhas
As montanhas suíças são uns dos grandes atrativos no país e uma viagem para Suíça sem visitar uma montanha não está completa.
Montanha com gratuidade:
- Montanha Rigi na região de Lucerna
- Stoos que fica no cantão Schwyz
- Montanha Stanserhorn.na região de Lucerna
Montanhas e teleféricos com 50% de desconto:
- Montanha Pilatus em Lucerna
- Titlis em Engelber
- Montanha Gornergrat em Zermatt
Montanhas com 25% de desconto:
Crianças
Para crianças menores de 6 anos, viajam gratuitamente se estiverem acompanhadas de um adulto pagante. Para crianças entre 6 a 16 anos de idade, viajam gratuitamente se estiverem acompanhadas por um dos pais com o passe. Nesse caso, é só pegarem o Swiss Family Card.
Caso a criança entre 6 e 16 anos não estiver acompanhada de um dos pais, nesse caso, tem desconto de 50 %.
Trens panorâmicos
As rotas panorâmicas são lindíssimas e valem muito a pena. São rotas estratégicas que passam por lugares muito lindos, eu fiz um post completo no blog sobre as rotas panorâmicas aqui. Essas rotas são mais caras, obviamente e para quem tem o Swiss Travel Pass é gratuito.
PORÉM, tem que pagar para reservar o assento. Os trens normais não necessitam de reserva, como falei, é só entrar e sentar. Porém essas rotas turísticas são mais concorridas e por isso, precisam da reserva do assento. Rotas como Glacier Express, Bernina Express, Gotthard Panorama Express, necessitam de reserva. Já a Goldenpass que foi a que fizemos, não necessita de reserva. O valor da reserva do assento varia muito de época.
Primeira ou segunda classe?
Nosso bilhete era da segunda classe e achamos bem tranquilo. Teve trens que estava mais cheio, principalmente em horários de pico, mas são tantos vagões, que é só andar um pouco que acha um mais tranquilo. Mas pelo que eu vi, o 1 classe é mais tranquilo e mais confortável por ser mais espaçoso.
Caso tenha adquirido o bilhete de segunda classe e deseja fazer o upgrade pra 1 classe em alguma viagem específica, pode fazer pelo app ou site da SBB. Acho que compensa se for viajar com malas e em horário de pico.
Valores
O valor depende muito de quantos dias, qual a classe e se vai escolher o consecutivo ou flex. Mas por exemplo: o consecutivo para 8 dias na segunda classe está 389 CHF.
Onde comprar?
Você pode comprar comigo, a agência de viagens Caçando Destinos, nós trabalhamos com a representante oficial do turismo suíço que vende os passes aqui no Brasil. Então, só me chamar que começamos a planejar sua viagem.
O que eu achei? Vale a pena?
TOTAL! Nós usamos muito o swiss pass, valeu a pena demais. Foi maravilhoso não precisar ficar se preocupando com cada bilhete que teríamos que comprar e nem digo só no transporte entre as cidades, mas principalmente, dentro das cidades.
Nós andamos muito, pegamos todos os tipos de transportes existentes, inclusive barco. Fizemos ótimo uso do nosso passe, valeu a pena demais. Eu recomendo muito e pra quem tem dúvida se é pra você ou não, faz as contas.
Pega todos os trechos que fará, entra no site da SBB e veja quanto custa aquele trajeto e depois compara com o valor do passe. Mas já adianto, só o fato de não ter dor de cabeça e poder ficar tranquilo, já valeu. Teve momentos que erramos o ônibus, atrasamos o horário e perdemos o trem, se tivéssemos comprado o bilhete individual, teríamos perdido o dinheiro.
Como tínhamos o passe, perdeu o trem, só pegar o próximo, simples. Muito bom!
Beijos!