Nossa primeira parada na viagem à Suíça foi em Zurique. Ficamos apenas 2 dias por lá, mas conseguimos fazer bastante coisa e conhecer um pouco dessa cidade encantadora. Com isso, vou mostrar pra vocês meu roteiro durante esses dias em Zurique.
Sobre a cidade
Zurique é a maior cidade da Suíça e foi considerada a sétima melhor do mundo para viver em 2021 pelo Índice de Habitação Global da The Economist Intelligence Unit. Para entender, Zurique fica na parte alemã da Suíça e tem mais de 400 mil habitantes. É conhecida por ser o centro comercial e financeiro do país e é rica desde sempre. Possui sede de 110 bancos e com isso, a renda média mensal na cidade seja em torno de U$ 7.000.
Maior parte dos voos internacionais chegam em Zurique, tornando a cidade o ponto principal de qualquer viagem pro país. Inclusive, muita gente só fica limitado na cidade e passa por lá num roteiro pela Suíça.
História
No período pós Segunda Guerra Mundial, a cidade conseguiu ter um crescimento econômico e urbano muito grande, tornando-se uma cidade global. Em 2009, ficou entre as 10 cidades mais poderosas do mundo, tem uma das bolsas de valores mais importantes da Europa.
Zurique fica no nordeste da Suíça, a norte do lago de Zurique. Do lago surge o rio Limmat, que cruza a cidade na direcção noroeste. Além de ser esse polo econômico, a cidade ainda tem uma forte presença cultural. Abriga a Universidade de Zurique e o Instituto Federal de Tecnologia da Suíça(ETH), que é a maior do país e uma das mais prestigiadas da Europa.
Além disso, a cidade ainda conta com museus, Igrejas e claro, o lindo centro histórico que guarda a história da cidade. E o lindo Lago Zurique que deixa a cidade realmente encantadora.
Como sair do aeroporto
O Aeroporto Internacional de Zurique está conectado a uma estação de trem que leva ao centro da cidade em 15 minutos. Toda hora parte trem pro centro e é muito simples de pegar. Acredito que seja o melhor jeito de chegar ao seu hotel. Assim que você chega no aeroporto, só seguir as placas para o trem, é bem fácil pois tem um desenho de um trem nelas.
Para se locomover, você pode usar o seu Swiss Travel Pass, explicarei mais num post só dele, mas resumidamente, é um passe que funciona na Suíça inteira e permite se locomover em todos os transportes públicos. Mas caso você fique só em Zurique, existe o Zurich card que tem duração de 24 ou 72h.
De qualquer forma, caso decida comprar o bilhete na hora, terá que ir no guichê da SBB, que é a companhia de trens do país, e comprar o Zurich Card ou o ingresso pontual pra ir ao centro. A estação fica no subsolo, mas foi o que eu falei, é bem simples de achar.
Para ir ao centro da cidade, você deve pegar o trem em direção a Zurich HB. Quando chegamos lá, tivemos bastante dúvida nessa parte, pois tem trens dos dois lados escrito Zurich HB. Mas assim que abrimos o app da SBB, acho imprescindível baixar para se locomover no país, colocamos o endereço do hotel e nos deu qual número pegar.
Como se locomover
Dando sequência ao tópico anterior, o sistema de transportes suíço é impressionante. Tudo funciona de maneira orquestrada e não tem erros, é muito bom estar num país que funciona e isso entra tudo. Não adianta querer burlar as regras e não pagar o bilhete por ex, já que não tem catraca e ninguém vai ficar na porta controlando os acessos.
Porém, você vai estar lá sentado e de repente, aparece o cobrador pra pegar seu bilhete. Então, recomendo sempre ter o passe que vai facilitar muito sua vida. Na malha de transporte público da cidade tem trens, ônibus, trams (que são como bondes elétricos) e barco, o que cobrem a cidade inteira.
Os valores dos bilhetes variam de acordo com as zonas(que são como bairros) que são percorridas. Mas como falei, muito mais fácil, apenas ter o passe pra não ter que ficar se preocupando com isso. A cidade também tem malha de bicicletas, dá pra alugar.
Onde se hospedar
Eu fiz um post falando sobre onde fiquei hospedada, escolhi ficar no centro histórico no Hotel Adler e foi a melhor decisão. Ficamos perto de tudo e é o que recomendo pra quem quer passear na cidade.
Roteiro
Dia 1
Chegamos em Zurique por volta de 17h30, após a demora básica em pegar as malas, pegamos o trem em direção ao centro e nosso hotel. Chegamos no hotel e já agendei na recepção para jantar no Swiss Chuchi, um dos melhores restaurantes de Zurique e localizado dentro do nosso hotel. Agendei para as 21h daquele mesmo dia. Tomamos um banho e depois, fomos dar uma voltinha ao redor do hotel.
O jantar foi ótimo, o restaurante é muito gostoso e achei que foi uma decisão acertada em já começar comendo comida tradicional suíça. Um dos motivos que escolhi esse hotel era por ter o restaurante, que eu ouvi muito falar, dentro do hotel. Com o tempo corrido em cada cidade, é necessário fazer escolhas inteligentes e que façam sentido.
Como o post completo do roteiro, ficou muito longo, dividirei em 2 partes para ficar mais fácil. Quando enviar o segundo, coloco o link aqui.
Beijos!