Quinta Avenida: O coração de Playa Del Carmen

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Playa del Carmen fica dentro de Riviera Maya, quase como se fosse um bairro mais movimentado de Riviera Maya. E em Playa Del Carmen, a Quinta Avenida é o coração, onde tudo acontece por lá.

Localização

Dentro da van

Do nosso hotel o Hard Rock Riviera Maya, a quinta avenida fica a uns 20 minutos de carro. Como estávamos sem carro por lá, simplesmente, fomos até a frente da recepção, onde ficam vários táxis parados por ali e pedimos pra nos levar até lá.

Estávamos em 8 pessoas e com isso, fomos em uma ‘’van’’, saiu em torno de U$40 dólares para levar nós todos até lá. Vai chegando no centro da cidade, sai da zona hoteleira onde fica o hotel, bem na praia e vai entrando mais pra cidade mesmo, com construções tradicionais e bem mais ‘’mexicano’’.

O que é essa avenida

A avenida não fica exatamente beira-mar, mas sim distante uns 4 quarteirões e tem em torno de 2km de extensão. É um calçadão repleto de lojas, bares, restaurantes, baladas que enchem de turistas durante a noite.

Restaurantes são milhares e como estávamos no all inclusive do hotel, não víamos muito sentido em ir até a avenida pra comer e gastar extra. Então, optamos por ir por volta de 18h e marcamos o jantar no restaurante do hotel às 22h.

Mas pra quem busca comer por ali, tem muitas opções de restaurantes e barzinhos, que confesso deu muita vontade de parar por ali pra comer e beber.

Lojas

São milhares de lojas, vendendo souvenirs, lembrancinhas, peças artesanais e todo tipo de coisas. Um casal de amigos que estavam com nós, compraram um balanço bem bonito desses de prender no teto, por U$65 dólares.

Nós compramos lembrancinhas e alguns objetos de decoração, também aproveitamos pra comprar protetor solar em spray, gostamos muito e sempre compramos nas viagens internacionais, por U$4 dólares. Compensa muito.

Shopping

Na Quinta Avenida, tem 2 shoppings, o Paseo del Carmen e o Quinta Alegria. Os dois ficam no meio da avenida e fácil de ver. Com lojas internacionais, vale a pena a visita. Nós não fomos por falta de tempo mesmo, não tínhamos noção do tamanho da avenida e do tanto que tinha pra ver por ali.

Acabamos indo com pouco tempo e faltou tempo pra ver o restante das coisas. Recomendo ir com tempo de folga, 4 horas foi pouco pra conhecer tudo ali. Isso que nós chegamos e andamos um lado inteirinho, é grande e muito a se conhecer.

Baladas

Pra quem busca por badalação, a Calle 12, tem 3 quarteirões onde se concentra as principais baladas(coco bongo, etc). Infelizmente, quando fomos por conta do covid, não tinha essas opções. Então, ficou pra uma próxima vez.

O que comprar

Principalmente, souvenirs e lembrancinhas. Infelizmente, o dólar alto durante a viagem, impediu grandes compras. Mas tem muitas lojas internacionais, que valem a pena dar uma olhada (zara, urban outfitters, sephora, mac, entre outras..).

Qual horário ir

Então, lá tem turistas e tudo funciona o dia inteiro. Porém, o calor é demais na cidade, então imagino que ficar andando por ali no calor deve ser terrível. E a avenida fica mais legal e animada à noite, então, recomendo ir no final de tarde/ noite. O tempo já está fresquinho e os bares todos funcionando.

Dicas Importantes

Caso você decida aproveitar Playa del Carmen pra curtir os passeios e não ficar num hotel all inclusive, recomendo pegar um hotel por ali, não é longe da praia e você vai estar super bem localizado.

Inclusive, eu até recomendo dividir a estadia, caso tenha tempo, em 3 dias num hotel simples só com café da manhã pra poder fazer os passeios e 4 dias num all inclusive. Não compensa pagar super caro no all inclusive e pagar de novo, pra aproveitar os passeios que duram o dia inteiro.

Lá nas lojas, eles têm o preço em pesos mexicanos e em dólares. Caso você pague em dólar, eles aceitam e devolvem o troco em pesos. Ou seja, você acaba entrando no prejuízo porque eles fazem a conversão que eles querem e ai ‘’desvaloriza’’ o dólar. Nós não sabíamos disso e só levamos dólar. Talvez seja melhor levar um pouco de dinheiro em pesos, tem que ver a cotação.

Outra dica importantíssima: Tem que pedir desconto e fica negociando, eles colocam o preço mais alto e ficam abaixando conforme você vai falando que não quer. A poltrona que meus amigos compraram, estava inicialmente, U$120 dólares e meu marido foi falando que tava muito caro, essas coisas e ai no final, pagaram U$65! É muita diferença, eles já jogam o preço lá no alto pra rolar essa barganha.

Walmart

Saindo da avenida, queríamos passar no walmart pra comprar red bull que não tem no hotel, nos informaram que lá era o lugar mais barato pra comprar e acabou sendo mesmo. Cada red bull saiu menos de U$1 dólar. Pedimos pro taxista na volta, nos esperar no walmart. O que deu certinho. Entramos, compramos e eles nos esperaram na porta.

No walmart, a maior parte das pessoas era mexicano local mesmo. Os preços estavam bons e acho que vale a pena dar uma passada lá pra ver. Inclusive, vendem lembrancinhas lá porém, achamos que não tinha muita variedade. Compensa comprar na quinta avenida mesmo.

O que eu achei?

Eu gostei bastante, queria ter voltado lá outros dias pra passear mais, porém, como estávamos em grupo, era tudo mais complicado. E o mais legal ali da avenida, é sentar numa mesa e ficar bebendo, mas como tínhamos o all inclusive, não compensava gastar 2x sendo que tínhamos tudo incluído no hotel.

A Avenida é enorme e bem movimentada, achei meio chato os mexicanos em cima o tempo inteiro. Ou seja, ficam oferecendo coisas toda hora e quando me afastava do meu marido um pouco, já começavam com umas cantadas. Achei bem chata essa parte. Já não me sentiria à vontade passeando por ali sozinha.

Também não gostei desse abuso dos preços, caso você pague sem negociar, pagou super caro no produto.

Mas vale a pena conhecer, as lojas são ótimas, o clima é bem gostoso, estilo búzios, ilha bela.. Vale a pena ir!

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados