Primeira vez na Europa: Decisão, Roteiro e Trem

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Decisão

Pra onde ir na Lua de Mel?

Essa era a dúvida pairando pela minha cabeça quando começamos a organizar o casamento.

A resposta mais óbvia seria os Estados Unidos, lugar que já fui mais de 10 vezes e amo ou ir pra algum resort na praia, ficar relaxando e namorando. O que eu acho top também, vai muito do momento do casal, mas nós queríamos fazer uma viagem mais densa mesmo, já tínhamos pegado um mês de férias então, queríamos fazer uma aventura.

Decidimos ir pra Europa.

estação de trem
Estação de Trem Gare du Nord

Com a nossa escolha, não descansamos nada rs, acordávamos cedo e andávamos o dia todo, só voltávamos a noite pro hotel mas foi incrível, foi quase uma Eurotrip mas sem as mochilas nas costas e sem ficar em albergues rs. Foram mais de 20 dias de aventuras, histórias que ficarão pra sempre na memória, uma imersão em outras culturas. Era um lugar que tínhamos que conhecer e tirar nossas próprias conclusões. Eu adorei e não mudaria nada.

Quais países?

Sabia que não queria aquele estilo de viagem, onde você fica mais no trem do que no país e passa só checkando pontos turísticos e a Europa é muito grande, tem muito pra ver. Nós gostamos de ficar mais tempo, acordar mais tarde, curtir cada momento.

Como escolher o roteiro

Até pra decidir os roteiros nas cidades, eu separei algumas coisas que gostaríamos de conhecer e deixava bem livre, se não desse pra fazer naquele dia ok, faríamos no outro dia. Não curto essa pressão por ir fazer tudo que falam que ‘’tem que fazer´´. Acho que na sua viagem, você tem que fazer o que gosta e o que faz sentido pra você. Não é que todo mundo fala que tem que ir no museu X , que você tem que ir.

Nessa nossa viagem, não fomos a nenhum museu, não tínhamos tempo sobrando em nenhum lugar e nós não somos pessoas de história, museu, essas coisas.. Então porque ir? Só pra falar eu fui, acho que numa viagem onde tem um tempo limitado, foque no que você gosta e no que quer fazer.

Olhando o mapa, o que faria sentido seria países próximos e que nós tínhamos vontade de ir. A Itália é uma vontade, porém, achamos que ela merece uma viagem só pra lá. Porque tem muito a conhecer, muitas cidades então achamos melhor deixar pra uma próxima vez, e que vai acontecer ainda!

Após muita pesquisa, fechamos o roteiro em Londres – Amsterdam – Bruxelas- Paris.

São países próximos e que não precisaria de muito tempo de deslocamento e são grandes cidades, com muito a se ver por isso preferimos ficar bastante tempo em cada cidade e fazer menos quantidade e mais qualidade.

Mas porque Bruxelas?

Bruxelas seria a opção mais diferente

Era no meio do caminho e o trem já passaria por lá de qualquer forma, então foi uma parada estratégica que valeu muito a pena!

Roteiro

Hotel: Drawing Hotel

09/11/18- Voo Latam Airlines Paris (CDG)- São Paulo (GRU) Direto

Dentro do trem pra Paris

Meio de transporte entre os países

Nos locomovemos entre os países de trem. Comprei pela Rail Europe , é um site em português então, é uma vantagem.

Fácil de comprar, só colocar pra onde você quer ir e logo, aparece todas as opções das empresas de trem. Pelo site, também é possível comprar Passes de Trem se você for visitar vários países, aí o ideal é pesquisar pra ver se compensa mais comprar o passe invés de individual.

Vocês devem estar querendo saber de valores, não achei muito barato, eu li que passagens de avião são mais baratas mas pesquisando, vi que os aeroportos eram longe do centro das cidades e ai o custo da locomoção até o aeroporto sairia mais caro.

Sem contar que tem que chegar horas antes do voo e isso acabaria tomando muito tempo.

Trem

Fonte: Pexels

Além disso, nunca tinha andado de trem, era uma curiosidade muito grande, e foi muito legal. Achei muito fácil, só chegar 30 min antes do trem pra dar tempo de entrar, não teve muita fila e sem aquelas burocracias chatas. Eles consultam somente o passaporte e as passagens.

Vale lembrar, não levar muita bagagem, se tiver em casal e cada um levar 2 malas grandes, vai ser difícil pra se locomover pois não tem ninguém ajudando a guardar as bagagens. Nós levamos 1 mala grande cada e ai foi mais fácil.

Só ir até a plataforma que foi designada e entrar, quando o trem sai, passa um rapaz conferindo os tickets.

Existem alguns tipos de tickets diferentes como 1 classe, 2 classe,etc.. Farei um post sobre todo o trâmite pra andar de trem e como fazer pra comprar a melhor opção.

Valores

Pra vocês saberem, esses foram os preços que EU paguei quando fui em outubro/2018 , esses valores mudam dependendo da época que você for, o destino, o tipo de bilhete,se tem conexão ou não. Só estou colocando pois senti falta na época quando fui, de saber os preços então se você quiser pesquisar pra sua viagem , pesquise nesse link do site onde eu comprei as minhas passagens

Em relação aos preços, lembrando que todos os valores são pra 2 pessoas, se você for sozinho, divida por 2:

Londres- Amsterdam: € 323       3h 40m de viagem

Amsterdam – Bruxelas:  € 140     1h51m

Bruxelas – Paris : € 178  1h22m

Todos foram trens diretos, alguns tinham direito a refeição no trem, bebidas. As viagens de trem foram muito tranquilas, muito silencioso, as pessoas são muito educadas, teve um dos trens que tinha uma moça como se fosse uma comissária de bordo só que de trem.

Ah, a Rail Europe tem aplicativo no celular também, onde fica as informações de todos seus bilhetes, então, achei ótimo poder ter a mão os horários.

Os assentos foram confortáveis, e a viagem muito rápida. Achei muito gostoso poder ir vendo o caminho. Eu achei uma experiência incrível, você se sente nos filmes, como nossas viagens foram curtas não chegamos a conhecer nenhum vagão restaurante. Sei que existem trajetos de trem que são muito chiques, com paisagens cenográficas e de luxo. Já ouvi falar muito bem, principalmente, pelos Alpes Suiços. Quem sabe um dia!

Fonte: Unsplash

Esse é o site da empresa que comprei as passagens de trem pra vocês conferirem melhor.