Pinacoteca Benedicto Calixto em Santos

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Não sei se todos vocês sabem, mas eu moro em Santos e sei que é um lugar próximo e que a maioria conhece e gosta de vir passar o final de semana ou feriados. Então, vou trazer vários pontos turísticos e fazer um guia para quem vem conhecer a cidade e quer sair do básico praia – shopping.

Vamos começar com a Pinacoteca Benedito Calixto, que eu não conhecia e como fica em frente a praia, passava sempre ali, mas nunca tive curiosidade de ir conhecer. Para começar a fazer esse compilado de atrações turísticas em Santos, comecei por ali.

Localização

Avenida Bartolomeu de Gusmão nº 15, Boqueirão

A localização é ótimo e super fácil de achar. A entrada principal fica na frente da praia entre o canal 4 e a avenida conselheiro nébias. A entrada do estacionamento fica na rua paralela, rua epitácio pessoa.

O que é

Um imponente casarão branco, da época áurea do café de estilo neoclássico do ínicio do século XX. É um espaço cultural que abriga peças de arte, cursos, oficinas e eventos para adultos e crianças.

A Fundação Pinacoteca Benedicto Calixto foi fundada em 28 de maio de 1986. É gerenciada pela Associação Amigos da Pinacoteca desde 2003, com o objetivo de difundir e estimular a produção artística.

Fazem exposição de artistas plásticos, conserva e recupera obras artísticas, promove estudos e pesquisas e mantém serviços e atividades culturais na cidade. Denominada Benedito Calixto em homenagem ao pintor que retratou Santos e a região em diversos momentos.

História

No século XX, Santos passou por diversas mudanças devido ao principal produto de exportação do momento, o café. Graças ao porto de Santos, a cidade é um importante polo comercial no Brasil.

Anton Carl Dick, alemão, vem com a família para Santos, como várias famílias naquela época. Ele compra e constrói no terreno de 6.600m², sua residência, onde vive por 3 anos. Vende em 1911, para Francisco da Costa Pires, português, exportador de café, que mora com sua família na residência até 1913.

Depois disso, a casa é passada por diversos proprietários e servindo para vários propósitos, desde asilos, residências, até cortiço onde viveram 24 famílias durante um período. Em 1979, a prefeitura intervém e ocorre a desapropriação do casarão.

É debatido as possibilidades de utilização do casarão, como Sede da câmara municipal, sede da secretaria do turismo, entre outras. Em 1986, decide-se que o espaço seria para a Pinacoteca.

Começa a restauração do imóvel e adequação para fins expositivos, com a inauguração oficial em 4 de abril de 1992. E em 2012, o imóvel é tombado por sua representatividade arquitetônica, como o último dos casarões existentes na região da época áurea do café.

Estrutura

Com estilo neoclássico, tem uma estrutura mantida daquela época. Atualmente, conta com um acervo de 227 telas. Parte de Benedito Calixto, e o restante, de vários artistas. O acervo ainda conta com objetos pessoais de Benedito Calixto.

A fundação conta, também, com uma biblioteca de 2.378 títulos, com revistas, publicações que servem como incentivo para leitura. A pinacoteca ainda faz parte do Projeto Livro Livre. É um projeto mundial e a pinacoteca é a única da região que faz parte.

O projeto serve como estímulo à circulação de livros e deixa livros para pegar e em troca, pede por doações. Sem custo e de fácil acesso a todos.

Espaços

Os espaços tem decoração em estilo Art Nouveau e cada ambiente tem um uso específico. O andar inferior fica sala de visitas, salão nobre, sala de jantar, escritório e outros espaços comuns. E no andar superior seriam os quartos.

Em cada espaço que você entra, tem obras expostas cada um com uma temática específica. Tem obras de estudos de anatomia, marinhas, histórias, retratos e obras sacras.

Mas quem é Benedito Calixto?

Nascido em 14 de outubro de 1853, em Itanhaém-SP no litoral sul de São Paulo. Foi um dos maiores artistas brasileiros do início do século XX. Autodidata, começou a desenhar ainda com 8 anos, aos 18 anos mudou-se para Santos.

Chegou a trabalhar pintando tetos, muros e placas para sobreviver. Depois fez alguns trabalhos importantes, até que foi convidado para trabalhar no teatro Guarany em Santos. O que lhe rendeu reconhecimento e um convite com bolsa de estudos para estudar em Paris, onde ficou por quase 1 ano, frequentou ateliê do mestre Rafaelli e a Academia Julien.

Na Europa, melhorou seu trabalho e quando voltou à Santos, trouxe na bagagem um equipamento fotográfico inovador e tornou-se pioneiro no Brasil, na arte de pintar a partir de fotografias. Assim que retornou, continuou trabalhando muito e produziu obras importantes para lugares renomados da cidade, como associações, fundações, bolsa do café.

Durante sua trajetória, produziu cerca de 1700 obras, da qual 712 são catalogadas. Faleceu de infarto, em 31 de maio de 1927.

Eventos

A Pinacoteca abriga vários tipos de eventos, desde lançamentos de livros, exposições, apresentações de músicas, palestras, workshop, cursos. Além disso, nos jardins ocorrem locações de fotos, até casamentos.

Valores e Horário de Funcionamento

A entrada é gratuita

Aberta de Terça à Domingo das 10h às 18h

Bistrô Calixto

Localizado nos jardins da Pinacoteca, num lindo espaço de arquitetura e paisagismo. O bistrô serve café da manhã, almoço, chá da tarde e janta. Com mesas internas e externas, o espaço abriga casamentos e eventos.

Tem estacionamento no local, mas é cobrado a parte. São os mesmos donos do Restaurante Catalina, no Gonzaga. A criação foi inspirada nos moldes europeus e o ambiente mistura de clássico e moderno deu ao local um toque especial.

A comida é bem gostosa e tem um menu bem completo, com pratos, bolos, cafés. A qualquer momento do dia, tem um tipo de prato especial.

Eu amei a comida dali e o ambiente é muito gostoso mesmo, comemos risoto de filet mignon e massa com filet mignon. Delicioso. Voltei lá outro dia para tomar café a tarde e comi o dadinho de tapioca, muito gostoso também.

Horário de Funcionamento: Terça à Domingo das 9h às 23h

Forneria Calixto

Do ladinho do bistrô, fica a forneria. Especializados em pizzas com massa leve e com sabor diferenciado, feitas com farinha napolitana tipo 00 e que passam por um processo de longa e baixa fermentação.

Infelizmente, ainda não conheço. Mas irei conhecer e trarei aqui a minha opinião e atualização.

Horário de Funcionamento: Terça à Domingo das 18h às 23h

O que eu achei? Vale a pena?

Então, eu fui sozinha e conheci o espaço inteiro. Achei que o lugar está muito bem conservado, a parte do jardim é o mais especial. Nem parece que estamos em Santos, tudo bem limpo e conservado.

Acho que vale a pena ir lá conhecer e aproveitar para comer no Bistrô, que achei a melhor parte. Para quem não entende e não gosta muito de artes, não vai gostar muito da pinacoteca em si, mas até por ser gratuito, vale a pena ir conhecer.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados