Passeio para o Top of Europe: Jungfrau – PARTE II

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Continuando o post sobre o Passeio para o Top of Europe: Jungfrau, fizemos a parte I, se você não leu, recomendo que leia antes aqui para poder entender um pouco mais sobre esse passeio e principalmente, a viagem que é pra chegar lá em cima.

Jungfrau

Fonte: Site Oficial

Jungfrau é considerado por muitos, a principal atração turística na Suíça. É a estação de trem mais alta da Europa, já que fica localizada a 3.454 metros acima do nível do mar. E por isso, lá sempre tem neve, mesmo que você visite a Suíça na primavera ou verão, fazer esse passeio é uma ótima oportunidade de ver neve o ano inteiro.

O complexo lá em cima realmente é impressionante. Pensar que no meio dos Alpes Suíços, numa montanha de neve, conseguiram construir um super complexo turístico é de cair o queixo.

Complexo

O complexo tem 10 áreas para conhecer e o ingresso dá direito a todas elas, ou seja, lá em cima não precisa pagar por nada a mais, a não ser comida e bebida. Chegamos pela estação, que é onde o trem chega e parte, é engraçado que é um frio lá dentro do túnel e bem úmido. É notável a diferença de altitude assim que chegamos.

Chegando, tem armários e lockers pra quem quiser guardar mochila ou algum pertence de valor. Logo ao lado, tem uma pequena lojinha que vende vários itens de souvenirs e pra quem esqueceu algumas coisas, eles vendem itens de frio como luvas, protetores de orelha, touca… Óbvio que não é barato, mas o que é barato na Suíça, né?

A partir dai, você pode explorar seu tempo como quiser, conhecendo todo o espaço. O tempo que você vai ficar lá em cima é sua escolha, então pode fazer tudo tranquilo ou acelerar num ponto ou outro.

Jungfrau Panorama

Essa área exibe um filminho de 4 minutos sobre a montanha numa experiência 360, é legal principalmente pra quem vai num dia mais nublado ver como é a montanha num dia de visibilidade total.

Palácio de Gelo

Acho importante falar pra vocês que fomos num dia ruim, estava bastante nublado, estava nevando e muito frio. Infelizmente, não teríamos outro dia pra ir, então não pudemos ter acesso a várias partes que estavam interditadas por risco de desabamento. Mas vou passar pra vocês os lugares que conheci e os que não fui, vou trazer um pouco a partir da minha pesquisa.

O Palácio de Gelo é bem interessante, são túneis de gelo mesmo que te guiam por algumas estátuas e desenhos como os bonecos da Era do Gelo. É bem legal ver como tudo aquilo foi esculpido no gelo, com os corredores e obras de arte. Lá dentro é bastante frio e bem escorregadio, tem que tomar cuidado pra não cair e se machucar.

Essa atração vai agradar a todos, tanto crianças como adultos. Afinal, são 1 mil m² de puro gelo!

Snow Fun

Fonte: Site Oficial

Essa era a atração mais esperada pela gente e infelizmente, não conseguimos brincar.  Funciona nos meses de verão, geralmente de maio a outubro e em dias bons, é possível brincar como um verdadeiro parque de diversões na neve.

Pode fazer tubing, tirolesa, ski, snowboard e algumas brincadeiras de neve. É bem legal pra poder curtir e brincar na neve. Todas essas brincadeiras são pagas à parte e os equipamentos são alugados lá mesmo.

Observatório Sphinx

Para chegar ao observatório, é necessário pegar o elevador mais rápido da Suíça, ele te leva a 108 metros em 25 segundos e chegando lá, tem janelas panorâmicas permitindo a visão total das montanhas. Infelizmente, graças ao péssimo tempo, a visão estava bem ruim.

Saindo do observatório, chega a hora esperada de realmente ver a neve, é uma plataforma de ferro que te leva até um mirante com vista que dizem ser possível ver a França e até a Alemanha. É bem escorregadio aqui, tem que tomar cuidado.

Cabana Monchsjoch

Fonte: site oficial

Essa atração deve ser incrível. É a cabana de maior altitude na Suíça e é possível chegar nela através de uma trilha de mais ou menos 45 minutos. Inclusive, você pode se hospedar nela em alguns meses, imagina só. A trilha atravessa o glaciar alpino Jungfrau-Aletsch. Caso queira fazer essa trilha, vá preparado com roupas adequadas.

Alpine Sensation

Entre o mirante Sphinx e o Ice Palace, fica esse corredor de 250 metros que conta mais da história da construção do Jungfrau. O espaço é dedicado aos trabalhadores, mineiros com imagens, sons e luzes para homenagear quem tornou tudo isso possível.

Infelizmente, durante a construção, tiveram mortes e acidentes, então é bem legal tirar um tempo pra ler mais sobre a história desse lugar tão incrível. Eu fiquei muito impressionada, estando lá e vendo como o lugar é alto e frio, como tiveram milhares de pessoas trabalhando pra podermos visitar esse lugar hoje em dia.

Nessa área, também fica um globo gigante de neve muito bonito com vários símbolos suíços e uma maquete mostrando como é a região de uma forma bem fofinha e lúdica.

Plateau

Deixa de enrolação, queremos ver neve!!! Esse era meu pensamento e do meu marido, que nunca tinha visto neve e estava super empolgado. Corremos para a parte mais legal, enfim, onde poderíamos enfrentar a nevasca e ver a neve.

Desse espaço de observação, é possível observar a geleira Aletsch, que é onde fica o glaciar Aletsch. Obviamente, não conseguimos ver nada hahaha. Mas só o fato de podermos andar na neve já foi uma experiência incrível.

Essa área tem uma bandeira da Suíça, onde todo mundo vai tirar fotos. Antes de sair da pra fora, tem um espaço onde você pode se arrumar e sentar na parte de dentro e ficar observando lá fora. Assim que chegamos, já nos ajeitamos pra poder ir lá fora.

Acho importante avisar vocês que a altitude dá uma judiada, então assim que saímos lá pra fora, é bem cansativo andar na neve, especialmente por estar nevando naquele momento. Então, a neve estava super alta e fofa, o frio absurdo, mas foi MUITO divertido!

O complexo estava praticamente vazio na nossa visita, então, pudemos curtir quase o tempo inteiro sozinhos ali naquele plateau. Ficamos um tempão brincando, ligamos pra família, fizemos facetime, imagina só rsss

O Leandro, meu marido, se jogou na neve e brincamos bastante ali. Foi muito legal mesmo, apesar do frio intenso. Não foi como imaginamos e as fotos não ficaram tão bonitas, mas pudemos ver a neve caindo (pela primeira e única vez na viagem) e sentir o friozão mesmo.

Lindt Swiss Chocolate Heaven

Para finalizar o passeio, claro que um chocolatinho caiu como uma luva. A loja é obviamente, a loja da lindt mais alta do mundo e promove uma experiência contando mais da história do chocolate e até é bem legalzinho, mas pra nós que já tínhamos visitado a fábrica da Lindt e feito o passeio oficial, post aqui, não foi tão interessante.

Mas é bem legal e dá uma sensação gostosa de aconchego após o frio. E também, após passar pela experiência, você ganha um bombom lindt de presente. A entrada é gratuita e funciona o dia inteiro.

Berghaus – área de restaurantes

Após sair da loja da Lindt, fica a área de restaurantes e tem algumas outras lojinhas. No complexo, tem 3 restaurantes. O Restaurante Bollywood, que é um restaurante de comida indiana, de valores intermediários com janelas de vidro, funciona só em alguns meses.

O Restaurante Crystal, que é um restaurante com menu à la carte com opções suíças e também é um pouco mais caro. Não sei se estava aberto enquanto estávamos lá, mas seria a opção mais ideal se tivéssemos com tempo.

E o Restaurante Aletsch, que é um restaurante self-service e com opções bem rápidas, pratos quentes e sanduíches. Foi a primeira vez que vi um restaurante desse tipo na Suíça e foi bem engraçado, não sabíamos bem como funcionava. Mas é simples, fica na fila, você pede o que quer tipo batata frita, massas, salsichas típicas.. mas já adiantando, é bem simples e a comida bem mais ou menos. 

Pelo menos, dá pra quebrar um galho e vista é linda. E depois saindo dali, tem a área principal que foi por onde chegamos, ali tem uma pequena cafeteria, onde tomamos um chocolate quente e um café.

Uma coisa importante sobre a volta, veja direitinho de quanto em quanto tempo sai o trem. Nós achávamos que saia de 30 em 30 minutos e ficamos enrolando pra dar o tempo enquanto almoçamos e ai quando saímos, percebemos que na verdade, saia de 1 em 1 hora. Aí ficamos ali sentados a toa esperando dar o horário.

Recomendações

– Aproveite sem pressa, vá sabendo que é um passeio de dia inteiro e que você vai ficar o dia todo fora.

– Leve uma mochila com alguns snacks ou faça um café da manhã bem reforçado antes de sair.

– Vá bem agasalhado, mesmo se estiver indo no verão, lá em cima sempre é frio. Então, vá com roupas apropriadas e leve acessórios como touca, luva e cachecol.

– Vá com sapatos apropriados, o ideal é ir com sapatos de neve impermeáveis e antiderrapantes. Nós compramos os nossos na viagem mesmo e você acha boas opções por preços OK. Nada muito barato, óbvio, mas tipo por uns 30 francos suíços, já tem opções bem legais. Em Interlaken mesmo, nós compramos os nossos. Até porque se você for de tênis e meia, vai enfiar o pé na neve e vai molhar sua meia. Não tem nada pior no frio, que ficar com o pé molhado.

– Fique sempre com o seu ticket. Nos trens, eles sempre conferem mais de uma vez.

– Leve água. Pelo fato da alta altitude, é muito fácil sentir um mal estar, então é bom estar hidratado pra evitar. Caso sinta necessidade, leve um remédio para enjoo também (recomendo por experiência própria – Vonau- funciona muito bem pra mim e não me dá sono) e um remédio pra dor de cabeça.

– Leve bateria portátil. A viagem é longa e LINDA, você vai querer tirar mil fotos no caminho. Então, não corra o risco de chegar lá em cima e não ter bateria no celular.

Valor do ingresso

Já adianto, não é um passeio barato. Provavelmente, seja o passeio mais caro da viagem toda. Mas vale a pena demais.

O ingresso de ida e volta para o passeio, incluindo os trens e o passeio lá em cima, sem descontos, custa CHF 210.80 na segunda classe e CHF 225.60 na primeira classe saindo da estação Interlaken(onde começamos o passeio).

Dá pra comprar com antecedência ou no dia mesmo, na estação de trem. Pra quem vai em meses de alta temporada, entre Julho e Agosto, o ideal é comprar com antecedência.

A boa notícia é que se você tiver o Swiss Travel Pass, o passe de trem que usa na Suíça toda (to devendo o post sobre ele – mas, vai sair), você tem um super desconto de 25% e a viagem sai por menos de 150 CHF.

O que eu achei? Vale a pena?

Esse era um dos passeios que estávamos mais animados, a certeza de ver neve era um momento muito esperado na viagem. Infelizmente, os nossos planos muitas vezes, não saem como esperamos. Assim que chegamos em Interlaken, começou um frio absurdo e consequentemente, a nevar.

Então, no dia que separamos pra isso, estava muita chuva. Então, não conseguimos ir naquele dia e deixamos pra ir no dia seguinte, que era o dia que iríamos embora e mudariamos de hotel para a próxima cidade.

Infelizmente, tivemos que fazer tudo meio correndo e o tempo não era dos melhores. Porém, mesmo assim, foi uma experiência INCRÍVEL. Não só lá em cima em si, mas também todo o passeio até chegar lá e o fato de vermos a neve caindo fez tudo ser mil vezes mais especial.

Ainda não conseguimos esquiar e brincar na neve efetivamente, mas está nos planos pras próximas viagens, com certeza!

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados