Passeio para o Top of Europe: Jungfrau – PARTE I

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Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Eu fiquei adiando esse post por ser um dos principais passeios na Suíça e já sei que vai ser um post grande. Mas chegou a hora, nesse post vou contar tudo sobre como é o passeio para o Top of Europe: a famosa montanha Jungfrau.

Montanha Jungfrau

Fonte: Google

A Montanha Jungfrau faz parte dos Alpes Suíços, região incrível de montanhas e que são considerados Patrimônio Natural da UNESCO. Jungfrau é a maior das três montanhas dos Alpes Berneses, as outras duas são Eiger e Monch.

É considerado o Top of Europe, justamente por ser o ponto mais alto de toda Europa onde é possível chegar de trem. A montanha está situada a 3.571 metros acima do nível do mar.

Localização

A montanha pertencente à cadeia de Alpes Berneses, região ao sul de Berna, na Suíça. Então, é possível fazer o passeio saindo das cidades de Interlaken, Grindelwald e Lauterbrunnen.  Interlaken é a maior cidade de todas e com mais estrutura, então recomendo fazer o passeio saindo de lá.

Caso você não queira ficar hospedado em Interlaken e só queira fazer o passeio, ai tem que considerar o deslocamento da cidade onde vai estar até Interlaken.

O passeio

O passeio até Jungfrau é um dos mais famosos da Suíça e não é por menos. É uma experiência incrível, uma oportunidade única de chegar aos Alpes Suíços e poder acessar um local quase imaginável numa montanha de neve.

Sem contar que lá em cima tem um complexo turístico com atrações, restaurantes e lojas. Então, pensa numa experiência completa. E ainda tem um fator muito importante, você pode fazer o passeio em qualquer época do ano que vai ter neve!!

Então, eu sei que muita gente quer visitar a Suíça e ter aquele visual de filme com tudo branquinho, mas não é assim o ano inteiro. Na verdade, o inverno lá dura alguns meses, então caso você vá fora da época, fazer o passeio do Jungfrau é uma oportunidade de ver neve em qualquer época do ano.

O Leandro, meu marido, nunca tinha visto neve e estávamos muito animados em poder ver ali pela primeira vez. Embora tenhamos ido em novembro e já estar bem frio, ainda não estava nevando, o que foi uma pena. Então, foi uma oportunidade única.

História

Bau der Jungfraubahn36
Fonte: Site Oficial Jungfrau

A região de Jungfrau foi descoberta em 1863, como um destino turístico, por Thomas Cook. Mas foi em 1896 que o empresário Adolf Guyer Zeller decidiu construir um trem que levasse até o topo do Jungfrau. A ideia era construir um túnel com algumas paradas e estações até chegar ao topo.

Durante a construção, houve vários acidentes e mortes de trabalhadores devido ao frio e altitude. Até que 16 anos depois do inicio das obras, em 1 de Agosto de 1912 foi inaugurado o trajeto até o ponto mais alto.

No passeio, tem uma área dedicada a contar a história da construção. É bem legal ver as fotos e as homenagens aos trabalhadores que permitiram existir esse passeio. Essa obra é considerada um grande feito até hoje, principalmente pelas condições de trabalho e pela precariedade daquela época. É bem legal voltar no tempo e até pra valorizarmos o passeio, não foi nada fácil pra eles construírem essa engenharia.

O trajeto

Já adianto que é necessário se programar pra fazer esse passeio, é um passeio que ocupa, praticamente, um dia inteiro e é bom se organizar bem. E claro que você vai decidir quanto tempo vai dedicar a ele, tem várias atividades lá em cima e não tem tempo pra fazer tudo.

Mas em geral, considerando a ida que demora em torno de 2h30 e a volta em torno de 2h, coloca-se como base pelo menos 7h de passeio. Mas pra ficar confortável, considere 8 – 9h de passeio completo. E é por isso, que e mais indicado ficar hospedado em Interlaken porque imagina você fazer todo esse passeio e ainda ter o deslocamento de outra cidade de 1-2h.

Nós fizemos o percurso tradicional de trem, porém existe uma outra forma que não escolhemos, que é com o bondinho. É uma forma diferente e nova, foi inaugurado recentemente e sai de Grindewald(uma estação) até a estação intermediária Eigergletscher em apenas 15 minutos. Então, ele ‘’corta’’ um trecho e vai mais rápido.

Nós fomos com o clássico de trem, mas deve vale a pena fazer essa parte com o bondinho, tanto pra conhecer quanto pra agilizar o processo. Eu vou explicar direitinho tudo sobre essas paradas, parece complicado, mas na verdade, é simples de entender.

Percurso clássico de trem

Essa forma tradicional é a mesma usada desde 1912. A subida em si é muito interessante e é legal ver as paisagens se modificando conforme a altitude sobe. O difícil é não ficar tirando mil fotos a cada instante.

Sem contar que o trem passa, literalmente, dentro das montanhas através de túneis e no meio de vilarejos e da montanha mesmo. É impressionante a magnitude dos Alpes Suíços e forma arquitetônica que eles existem.

A viagem começa em Interlaken Ost, a estação bem próxima ao nosso hotel, Hotel Interlaken. E o passeio faz dois trajetos, você pode escolher fazer via Lauterbrunnen ou via Grindewald. O mais interessante é subir por um e descer pelo outro, dessa forma, você conhece os dois trajetos.

Nós subimos via Grindewald, então você entra nesse primeiro trem em Interlaken escolhendo um dos lados ou você pega o que estiver saindo já mais rápido. Caso fique em dúvida, não se preocupe, é bem sinalizado e os trens já estão escritos ‘’Jungfrau -Top of Europe’’.

Primeira parada

A primeira parada é em Grindewald, 30 min de Interlaken, cidade bem pequena e lindinha, vale a pena descer a dar uma passeada pra conhecer. Inclusive, tem pessoas que ficam hospedadas ali, imagino que pra facilitar quem vai esquiar ou fazer trilhas.

A cidade, inclusive, tem Lago Bachalpsee, que é um pequeno lago glacial, First Cliff Walk by Tissot, passarela metálica com vista incrível, atividades de tirolesa e passeios radicais. Deve valer muito a pena conhecer.

Na hora que paramos, tem uma catraca pra passar pro outro lado apresentando seu ticket, que deve ser comprado lá embaixo em Interlaken. E você tem possiblidade de entrar direto no trem partindo pro próximo ponto ou passear pela cidade. O problema é que no período que fomos, o próximo trem só saia a cada 1h. Ou seja, teríamos que ficar 1 hora ali na cidadezinha pra seguir viagem.

Infelizmente, estávamos com o tempo corrido pra fazer esse passeio, então não conseguimos fazer nenhuma parada intermediária (falarei mais no final quais eu acho que vale a pena). No próximo trem, te recomendo ficar sentado no lado direto, é muito lindo.

E como a gente vai saindo da cidade, sem neve e conforme vamos subindo, vai aparecendo a neve. É incrível, parece uma pintura.

Segunda Parada

Saindo de Grindewald, até Kleine Scheidegg demora em torno de 45 minutos. Nessa parada, é um ponto de várias pistas de esqui e inclusive, tem restaurantes e até hotel. Deu muita vontade de passearmos por ali, conhecer um pouco a cidade, porém estava nevando e bem frio. Sem contar nosso tempo contado.

Caso você ache que vai se perder ou se confundir, não tem erro. Praticamente, todo mundo que está no trem está indo pra Jungfrau e fazendo o mesmo passeio, então fique tranquilo que é só seguir a ‘’manada’’. E sem contar que os guias do trem estão orientando o pessoal o tempo inteiro, importante falar que eles checam os bilhetes a cada mudança de trem.

A frequência do trem é de 30 minutos, ou seja, a cada parada que decida descer tem que considerar o tempo até chegar o novo trem. A viagem de Kleine Scheidegg até o topo de Jungfrau demora em torno de 35 minutos.

A partir dessa segunda parada, é bem interessante o trajeto dentro dos túneis e no meio da montanha mesmo. Além disso, o trem faz mais duas paradas bem rápidas em Eigerwand e Eismeer. Essas paradas são mais pra ir ao banheiro e pra ver nos mirantes. Naquele dia, a visibilidade não estava boa pois estava nevando, então não dava pra ver nada nesses mirantes.

A volta ou outra opção da ida

Para a volta, é interessante escolher o outro percurso e voltar via Lauterbrunnen. É uma rota diferente da ida e passa por lugares diferentes. Do Jungfrau até o Kleine Scheidegg, é o mesmo trem igual pra todo mundo. Chegando em Kleine Scheidegg, você pode descer por Grindewald ou Lauterbrunnen.

Meu objetivo desde o começo era descer pelo trajeto diferente da ida, porém devido ao nosso tempo corrido, o trem via Grindewald já estava lá e o outro teríamos que aguardar um pouco. Então, descemos pelo mesmo que subimos L

Mas vou passar pra vocês a opção e fica a minha sugestão. Pegue o trem para Wegen (via Lauterbrunnen), a viagem dura 30 minutos e chegando lá, sugiro que desça e aproveite pra conhecer esse lindo vilarejo.

Inclusive, fica a sugestão, saindo de Wegen, tem um passeio até Männlichen, uma montanha, que pode ser acessada através de um funicular do centro de Wegen. Custa 23 francos suíços pra quem tem Swiss Pass.

Paradas Intermediárias

Depois de Wegen, hora de seguir para Lauterbrunnen, é um curto trajeto de quase 20 minutos. E chegando lá, você pode conhecer a cidade. É um vilarejo muito charmoso e foi inspiração pra criação da Terra dos Elfos em Senhor dos Anéis.

É um pequeno vilarejo com 2 mil habitantes, que falam que parece ter saído de um conto de fadas. A cidade é rodeada por 72 cachoeiras e trilhas belíssimas no pé dos Alpes Suíços. Inclusive, dá pra ficar hospedado na cidade. Mas por ser um vilarejo pequeno, recomendo só pra quem gosta de trilhas e queira curtir os esportes. E é bom que fica apenas 20 minutos de Interlaken.

Saindo de Lauterbrunnen, só seguir de volta pra Interlaken e rapidinho chega lá. Então, com mais tempo, recomendo descer em Grindewald e Lauterbrunnen. São duas cidadezinhas incríveis da região dos alpes suíços. E claro, que é possível descer do trem pra conhece-las e está incluso no passeio.

Mas, uma coisa eu te garanto que você vai descobrir enquanto estiver planejando uma viagem pra Suíça, é impossível conhecer tudo. O país é recheado de belezas naturais e lugares incríveis, dá vontade de conhecer tudo, porém como o tempo e dinheiro são recursos limitados, infelizmente rss. Não dá pra se conhecer tudo de uma vez.

To be continued..

Eu achei que seria possível fazer o post inteiro de uma vez, porém, vai ficar muito longo. Então, vou dividir o post em duas partes. Na segunda parte, conto sobre como é lá em cima e a plataforma e claro, a gente curtindo a experiência de ver neve.

Beijos e até a próxima…

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