Amsterdam na Holanda é chamada de Veneza do Norte por seus 165 canais, 1500 pontes e 100 ilhas. Não dá pra ir pra Amsterdam e não fazer um passeio pelos seus famosos canais. É um passeio simples, mas muito divertido.
História dos canais
Algumas partes de Amsterdam estão abaixo do nível do mar e os canais foram criados no século 17 para conter a água que entrava na cidade. Eles se tornaram um símbolo da cidade. Com isso, em 2010 a Unesco decidiu incluir a área ao redor dos canais na lista de Patrimônio da Humanidade.
Diferente de Veneza que os canais foram formados de forma natural, em Amsterdam, a população fez os canais da cidade.
Os canais
Os três principais canais são: Herengracht, Prinsengracht e Keizergracht, que formam o cinturão de canais ao redor da cidade. Em relação as pontes, as mais conhecidas são: Magere Brug e Blauwe Brug.
Você, certamente, vai passear a pé em volta dos canais. Eles estão em todo lugar e fazem parte da cidade, porém, acho que a melhor forma de conhecer os principais pontos é fazendo o passeio de barco.
Passeio de barco
Existem vários tipos de passeios de barcos, desde com refeições, temáticos, Hop-on-hop off, etc.. Vou falar aqui sobre algumas opções e o que eu escolhi fazer.
Passeio Tradicional
Esse é o passeio mais simples e básico pelos canais. É a principal escolha dos turistas. Dura 1 hora e passa pelos principais canais e te dá uma nova perspectiva da cidade, ao mesmo tempo, que explica algumas curiosidades.
Várias empresas fazem esse tipo de passeio e o ponto principal de embarque é a Estação Central, eles saem todos os dias das 9h as 18h a cada meia hora. Custa, em torno, de 16 euros. Não precisa comprar antecipado, só chegar, comprar seu ingresso e esperar o próximo embarque.
Mesmo na Estação Central sendo um ponto com maiores opções, como toda cidade é revestida por canais, em todo lugar, você vai ver pontos de embarque.
Inclusive, o passeio que fizemos, era no canal na frente do nosso hotel.
Cruzeiro Hop-on-hop off
Esse passeio é interessante se você tiver pouco tempo na cidade. Ele passa pelos 7 principais pontos turísticos e você pode descer, conhecer e depois subir no próximo. Ou seja, você cria seu próprio roteiro.
É um pouco mais caro, custa em torno de 22 euros.
Cruzeiro romântico
Caso você esteja querendo comemorar uma data especial, esse cruzeiro pode ser o ideal pra você. Com duração de 2 horas e jantar com 4 pratos e bebidas inclusas.
Tem uma decoração diferenciada e mesas com jantar a luz de velas. Não fiz esse passeio, mas me parece ser muito legal e acho que deve valer a pena.
Cerveja e Hamburguers
Pesquisando pra fazer esse post, descobri uma opção de passeio que me interessou muito. Vou ter que voltar lá pra fazer esse passeio, por cerca de 42 euros. Você faz o passeio degustando hambúrguer black angus e tomando cerveja. Imagino que a tradicional Heineken. Gostei dessa opção rs!
Houseboats
É uma curiosidade muito legal de Amsterdam e se tornou um símbolo junto com os canais, lá tem os barcos que se transformaram em casas e é legal que no passeio, dá pra ver vários. Ao total, em toda Amsterdam, são mais de 5000 casas flutuantes.
E são muito bonitinhas, algumas até com ‘’quintal’’ que é o deck. Inclusive, dá pra se hospedar nessas houseboats, já que algumas se tornaram hotéis.
As casas são cheias de regras em relação a estrutura, tem que ter aquecimento, agua encanada, eletricidade, gás e rede de esgoto. E é extremamente proibido jogar lixo no canal.
Seria uma experiência diferente, com certeza!
Os barcos
Todos os barcos tem uma estrutura legal e cobertura, já que Amsterdam tem um tempo meio imprevisível. A maioria tem uma parte descoberta e coberta com janelas transparente pra poder tirar boas fotos. Tem guia com áudio em português.
Eles fazem, normalmente, o mesmo trajeto, então, fique tranquilo pra reservar com qualquer empresa. Só fique de olho pra qual tem o barco mais bonito e moderno na hora de escolher.
Qual horário ir?
Nós fomos durante o dia num horário aleatório, mas eu sugiro fazer no pôr do sol, a vista fica linda e rende lindas fotos.
Curiosidades
Pesquisando descobri que pelo menos, 1x por semana cai um carro nos canais de Amsterdam e inclusive, tem uma equipe de mergulhadores a postos 24h pra resolver esses probleminhas.
Não é permitido nadar nos canais, mas vira e mexe por bebida ou maconha, como não tem proteção dos canais, algumas pessoas caem na água. Mas, não é fundo, porém, o sistema de esgoto das houseboats, antigamente, não era feito da melhor maneira, só agora que é feito da forma correta. E o trânsito de barcos é grande, então, pode ser perigoso. Sem contar o frio rigoroso que faz por lá.
Inclusive, alguns canais chegam a congelar no inverno. Porém, existe o Amsterdam City Swim, que é um evento anual de natação, é feito a inspeção da água e controle dos barcos e é beneficente. Então, é algo interessante.
Como foi? Vale a pena?
O passeio que eu fiz foi com a empresa que ficava logo na frente do nosso hotel, e pesquisando achei o site deles. É a Lovers Canal Cruise. São bem conhecidos.
Nós chegamos lá no guichê e compramos o ingresso pro próximo tour. O barco era confortável, com janelas de vidro que dava pra ver tudo. Tinha áudio tour em português e o guia era bem simpático. Durou em torno de 1 hora.
Eu achei que valeu bastante a pena. O custo é baixo e você vai poder conhecer a cidade de uma nova perspectiva. Fizemos o passeio mais básico, mas eu achei que foi suficiente.
Como tínhamos bastante tempo na cidade, conhecemos os pontos turísticos andando mesmo. Eu morei a vida toda em Santos que também, tem canais(muito menos). Então, vi uma similaridade com Amsterdam. Ou seja, eu gostei muito da cidade e pretendo voltar.
Acho que vale a pena conhecer a pé, de bicicleta, de barco e todas as formas possíveis. E me surpreendi, os canais não fedem NADA! É muito limpo e organizado. Não esqueçam de colocar no seu roteiro esse passeio! Tem passeios pra todo mundo. Vale muito a pena!
Beijos!