Parques na Avenida Paulista: Trianon e Mário Covas

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Parque Mário Covas

Uma área verde bem pequena do lado do Méqui 1000 é o Parque Mário Covas. Fica localizado na Avenida Paulista numa área verde de 5.396 m².  São Paulo nos surpreende se você estiver disposto a olhar com carinho.

Endereço

Avenida Paulista, 1853 – Bela Vista

História

No local onde hoje fica o parque ficava um imponente casarão pertencente à família francesa Thiollier. Foi construída em 1903 pelo empresário Alexandre Honoré Marie Thiollier e tinha um estilo europeu. Funcionava como casa de férias para a família.

Quando eles saíram em 1909, Alexandre aluga para a família Burle Marx, onde nasceu o famoso paisagista Roberto Burle Marx. Em 1913, o filho de Alexandre, René de Castro Thiollier, batiza o local como ‘’Villa Fortunata’’ e fica lá até sua morte, em 1968.

René organizava manifestações artísticas e jantares com grandes nomes da arte como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Monteiro Lobato… Depois disso, o local foi tombado pela Prefeitura de São Paulo. Em 2008, a Prefeitura aprovou o projeto para fazer um parque homenageando o Prefeito Mário Covas.

Na época, surgiu muita polêmica pelo fato de Mário Covas não ser nascido em São Paulo, era santista, e a família original Thiollier achava que René tinha tido muito mais impacto na história do local e de São Paulo.

O parque

O parque é pequeno e lembra mais um jardim. A estrutura é muito boa e bem limpo e conservado. Tem bicicletário, Centro de informações sobre a cidade, banheiros, mesas para piquenique e equipamentos para ginástica.

As árvores são bem altas e a fauna é bem bonita. Mesmo fazendo um sol e calor absurdo na cidade, o verde do parque ajuda a dar uma ventilada e deixa o ambiente fresco.

O que eu achei?

Na entrada teve medição de temperatura, vários funcionários fazendo a limpeza, o centro de informações cheio de gente trabalhando. Achei tudo muito bem conservado e mesmo sendo numa segunda-feira de manhã por volta de 9h, tinha pessoas caminhando com seus cachorros, idosos fazendo exercícios e pais com seus bebês.

O ambiente era muito agradável e cheio de bancos. Imagino que durante a hora do almoço é um lugar gostoso para levar sua comida e comer ali sentado. Apesar de pequeno, gostei bastante e parece que nem é dentro de São Paulo.

Horário de Funcionamento

Diariamente das 6h às 18h

Entrada: Gratuita

Parque Trianon

Localizado bem em frente ao MASP, Museu de arte de São Paulo, fica o Parque Trianon. Diferente do parque mário covas, menor e mais intimista, o Trianon é grande e com uma estrutura bem maior.

Localização

Tem uma entrada na Avenida Paulista, em frente ao MASP. Não tem erro. E a estação de metrô mais próxima é a Estação Trianon/MASP, linha verde.

 R. Peixoto Gomide, 949 (Altura do nº 1500 da Av. Paulista) – Cerqueira Cesar – Centro – São Paulo.

História

Projetado pelo paisagista frânces Paul Villon e o inglês Barry Parker. O nome oficial do parque é Parque Tenente Siqueira Campos e foi inaugurado em 1892, um ano após a inauguração da Avenida Paulista. Já, o nome Trianon foi escolhido devido ao antigo restaurante que ficava em frente, onde hoje é o masp, e foi dado em referência ao Palacete Grand Trianon em Versailles, na França.

O nome oficial foi dado em homenagem ao militar e político brasileiro que participou na Revolta Tenentista em 1924, o Tenente Antônio de Siqueira Campos. Por muitos anos, esse parque servia como jardim para as grandes festas da elite paulistana, que morava na região e era conhecido como Parque da Avenida.

O Parque

O interior do parque contém parquinhos para crianças, aparelhos de ginástica, banheiros e centro administrativo. O piso das pistas e trilhas é formado por pedras portuguesas, diferenciando ele dos outros parques.

Também conta com a Trilha do Fauno, um caminho de 600 metros, que liga a Av. Paulista com a Alameda Santos. Nessa trilha, é possível encontrar 2 estátuas famosas: Fauno, de  Vítor Brecheret, e Aretusa, de Francisco Leopoldo e Silva. Na entrada do parque, fica uma obra em mármore, que representa Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, feita por Luigi Brizzollara.

O Parque tem 48,6 mil m² de área verde remanescente da Mata Atlântica. A fauna do parque abriga 37 espécies de animais, sendo 2 espécies de borboletas, 7 de morcegos e 28 de aves, entre elas o piriguari, tico-tico e sabiá-ferreiro.

Eventos

O parque tem disponível várias aulas e atividades para os visitantes. Na entrada, tinha um papel com as datas, os temas e os horários de cada atividade. Aos domingos, na entrada tem uma feira de artesanato e de comida com barraquinhas de rua.

O que eu achei?

Não sei se foi o horário que eu fui 10h da manhã de uma segunda-feira, mas não gostei da cara dele inicial. Inclusive, meu pai não queria nem entrar. Estava cheio de mendigos morando bem na frente e estava com cheiro muito forte.       

Porém, entramos e ai, gostei dele. É bem maior que o Parque Mário Covas e achei um pouco diferente, com características que lembravam trilhas, tinha bem mais gente, espaço para caminhada, bancos para sentar e uma natureza diferente do outro parque.

Não vi lugares para sentar e comer como no outro parque, mas achei que é mais apropriado para fazer atividades esportivas ou corridas. O parque estava cheio e com bastante gente passeando. Acredito que valha a pena conhecer, o parque tem mais estrutura e os parquinhos para crianças estão mais bem conservados. Inclusive, enquanto estávamos lá, estavam reformando um parquinho.

Imagino também que um parque desse porte deveria ter alguma lanchonete ou quiosque vendendo nem que seja água. Não sei se tem alguma lei que proíba, mas faz falta no calor. E eles tem que ver esse negócio dos mendigos morando ali.

Medidas COVID

Estavam medindo temperatura na porta e com funcionários dando orientações, é um espaço ao ar livre e com bastante distanciamento.

Horário de Funcionamento

Diariamente das 6h às 17h30

Entrada: Gratuita

Beijos

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados