Marco Zero e Farol do Calcanhar em Touros-RN

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Esses são dois pontos turísticos bem conhecidos que ficam na região de São Miguel do Gostoso e Touros no Rio Grande do Norte. Seguindo com os posts da nossa viagem pelo RN, depois de Natal, fomos pra Pipa e por último, fomos pro litoral norte até São Miguel do Gostoso passar alguns dias por lá.

A cidade fica a 100 km de Natal e está mais para uma vila de pescadores, é bem mais rústica que Pipa. Ficou conhecida pelos praticantes de kitesurf e pelo réveillon, que é bem famoso. Porém, não tem muitas coisas pra fazer, a ideia é descansar e curtir o hotel e comer bem.

E nisso entra o Marco Zero e o Farol do Calcanhar que são os principais lugares para conhecer, então, claro que não poderíamos deixar de fora do nosso roteiro. Mas já te adianto, não vá com grandes expectativas.

Marco Zero

A BR- 101 é a principal rodovia do Brasil. Ela conecta Touros no Rio Grande do Norte e vai até São José do Norte, no Rio Grande do Sul. São 4.650 km de extensão e passa por 12 estados brasileiros através do litoral. Liga cidades importantes como Florianópolis, Vitória, Maceió, Recife e Natal.

Para marcar o local, foi feito uma obra do Oscar Niemeyer inaugurada em 1999. Infelizmente, o arco está abandonado. Não tem nada na região e nem lugar apropriado para parar. O que é uma pena, já que fica bem pertinho da entrada de Gostoso e poderia facilmente ser um verdadeiro ponto turístico da região.

O que eu achei mais legal dali é a placa anunciando ‘’Aqui começa a BR-101’’ e as pessoas colaram vários adesivos de diferentes lugares. Acredito que muita gente faça esse trajeto, ou pelo menos uma parte dele, de moto e seja estilo road trip.

Os governos poderiam pegar essa rodovia e transformar em algo como nos Estados Unidos fizeram a Rota 66 e dessa forma, atrais turistas e estímulos ao turismo. Seria bom, né?

Farol do Calcanhar

Seguindo por uma estrada de terra, seguindo as placas, chega-se ao Farol do Calcanhar. É considerado maior farol do Brasil e segundo maior da América Latina construído em concreto. São 62 metros de altura e 298 degraus, porém, infelizmente, fica fechado à visitação. Só abre aos domingos das 14h às 17h.

Está localizado no local considerado ‘’esquina do Brasil’’, que é realmente onde o litoral faz um ângulo agudo. O farol está localizado no ponto do Brasil mais próximo do continente africano, posição estratégica para a instalação de uma torre de orientação marítima. A inauguração do farol nesse formato atual foi em 1941, antes o primeiro farol foi em 1912 e depois em 1937.

Lá em cima trabalha o faroleiro e até hoje, o farol é considerado de extrema importância para a Marinha brasileira servindo de orientação para milhares de embarcações. O facho luminoso avança no mar até uma distância de 70 quilômetros da costa.

Por se tratar de uma propriedade náutica e ficar protegido pela Marinha, não dá para chegar perto. A única forma é agendar para fazer a visita guiada por um oficial da Marinha. Infelizmente, não conseguimos ir. É uma pena que seja somente aos domingos.

O que eu achei?

Acho que é interessante ir pra tirar um foto marcando esses locais, porém, não tem muito o que fazer. É chegar, tirar umas fotos e ir embora. Nós fizemos esse trajeto conhecendo os dois pontos em menos de 30 minutos e era bem perto do nosso hotel em Gostoso.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados