Lugano: A cidade italiana na Suíça

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Suíça é um país muito plural e ainda sim, mantém suas características. E claro que para fechar a viagem com chave de ouro, eu fui conhecer Lugano, a maior cidade no cantão italiano da Suíça. Vou contar tudo sobre a cidade nesse post.

Localização

A Suíça não tem estados, o país possui cantões, que são como estados/regiões. Cada cantão tem suas características, leis e idioma. A Suíça Italiana é o conjunto de regiões que usa o italiano como idioma oficial.

Esse cantão italiano é conhecido como Ticino. Fica no sul da Itália, fica ao sul dos Alpes e tem uma área de 2812 km², correspondendo a 6,8% da área total do país. Tem uma população de 350 mil habitantes. Essa região faz fronteira com a região de Lombardia na Itália.

O Rio Ticino é o maior da região e sua maior cidade é Lugano. Inclusive, muitas pessoas que estão visitando a Itália, aproveitam a proximidade para conhecer a Suíça.

A Cidade

Lugano é perfeita junção de duas culturas, a cultura italiana e a suíça. Quando estava planejando meu roteiro, sabia que gostaria de conhecer todas as regiões do país e realmente, poder sentir a diferença de cada cantão. Eu pude passar pela suíça alemã, francesa e italiana. É uma experiência única.

Para vocês imaginarem, a arquitetura do mediterrâneo com seus prédios baixos e mais coloridos com as belas montanhas suíças e a comida incrível e o idioma caloroso da Itália com educação, limpeza e organização da Suíça. Isso é Lugano.

Pelo tempo de viagem, não dá pra conhecer tudo, então aproveitamos que estávamos em Lucerne para ir até Lugano. Fomos de trem e a viagem demorou em torno de 1h40, é super tranquilo. A Suíça inteira é muito bem conectada por trens. É bem simples de conhecer o país dessa forma e claro que estávamos com nosso Swiss Travel Pass e estava incluso essa viagem.

Fizemos um bate-volta, então foi bem rápido. A região oferece cidades menores, pequenas vilas para explorar melhor. Porém, fomos até Lugano apenas e voltamos para Lucerne no final da tarde.

Bernina Express

Para quem quiser unir a visita à Lugano com um passeio delicioso de trem, o Bernina Express é uma rota panorâmica que vai de Chur/St. Moriz até Tirano, na Itália. A minha ideia inicial era fazer essa rota, porém acabamos mudando de ideia.

Essa rota é uma das mais bonitas e mais famosas porque conecta a região fria e montanhosa com o sol do Mediterrâneo. O trajeto completo dura 4h13. E caso queira, pode fazer o trajeto completo e pegar o ônibus entre Tirano e Lugano, que dura 3h10, porém ele não funciona durante o inverno.

Tem um post completo que explica com mais detalhes as rotas panorâmicas aqui.

Muitas pessoas saem de Milão, que é um destino famoso da Itália e vão até Lugano, de trem demora em torno de 1h20. É um ótimo jeito de conhecer dois países numa viagem só. Embora eu acredite que a Suíça mereça uma viagem só para ela. Tem quem diga que Lugano é uma cidade cara perto da Itália por aceitar apenas francos suíços, como nós estávamos viajando pela Suíça, eu achei até mais barata que os outros lugares rss

O que fazer na cidade

Nós fomos num domingo, então tudo estava fechado. Não estávamos com grandes expectativas em relação a turismo, era nosso último dia da viagem. Já estávamos cansados, queríamos passear, comer e absorver da cultura.

Piazza della Riforma

É a praça principal da cidade, repleta de restaurantes, bares e prédios coloridos baixinhos. É muito linda a praça, gostosa de estar mesmo. Fica bem na beira do Lago. Demos sorte de pegar um delicioso dia de sol, então estava muito gostoso. Fomos no restaurante que estava mais cheio e foi engraçado chegar lá e o atendente falando italiano.

Para quem não sabe, fiz um ano de italiano. Eu amo a língua e para completar, a vó do meu marido era italiana então, a família dele tem descendência. Já aproveitei para arranhar meu pouco italiano rsss A comida, claro, macarrão estava incrível e complementamos com um vinho. Tudo perfeito!

Eu ainda não conheço a Itália, então eu amei estar próximo da cultura. É engraçado como as pessoas já eram diferentes, o estilo de roupa, TUDO. Muda muito da Suíça alemã, por exemplo.

O centro histórico é fechado para carros, então ele é feito para passear mesmo. Vimos várias igrejas bonitas que gostaríamos de conhecer, porém estavam fechadas por ser domingo. Mas é legal passear no entorno da Piazza della Riforma, tem bares, lojas de grife, cafés.. É uma viagem pelo Mediterrâneo mesmo.

Parque Ciani

Saindo da Piazza, fomos caminhando na beira do lago passeando até chegar no Parque Cívico Ciani. O parque tem 63 mil metros quadrados e tem várias famílias, crianças brincando, inclusive nós vimos uns brinquedos na beira do lago e aproveitamos para comer um crepe de Nutella.

No parque tinha várias trilhas, bancos e uma pequena ‘’praia’’, onde os moradores levam uma toalha, esticam no chão e fazem um piquenique. Aproveitando o belo dia de sol. Além dos belos jardins do parque, ainda tem museus, biblioteca e até uma escola.

LAC

Depois de sairmos do centro cívico, seguimos caminhando até o LAC. É um espaço cultural com uma arquitetura linda e dentro tem algumas exposições gratuitas e pagas. Logo na frente do prédio, tem uma escultura escrito LUGANO, onde aproveitamos para tirar umas fotinhas.

No meio do lago, tem um jato d`água que sai de dentro do lago. Fica na outra ponta do lago, teria que caminhar bastante para chegar ali saindo da Piazza. A cidade toda fica beirando o lago, então caso decida se hospedar por lá, veja onde fica o hotel para ficar mais próximo do centro histórico. A cidade possui outros passeios como Cassino, passeio de barco e Monte Bré.

O que eu achei?

Eu amei conhecer Lugano. Fechou com chave de ouro a nossa viagem pela Suíça. Foi um gostinho da Itália, porém mantendo as melhores características suíças. Porém, embora eu tenha gostado de conhecer, eu ainda prefiro a Suíça Alemã.

Outra coisa é que essa região do país tem um clima mais ameno e não chega a fazer temperaturas TÃO baixas como nas montanhas. Ainda sim, é um destino mais voltado pro verão e pros dias de sol. É muito visitado pelos suíços e por italianos para curtirem o verão. Então, acredito que no inverno não seja tão gostoso.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados