Entenda a Classificação de Estrelas dos Hotéis

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!
Fonte: Google

Quando começamos a planejar nossa viagem, a escolha do hotel é uma parte muito importante e influencia totalmente em como será a experiência. E muitas vezes, não sabemos direito quais as diferenças e porque escolher um hotel ou outro.

Por isso, vamos explicar o que significa a classificação entre as famosas estrelas. O Ministério de Turismo, para criar uma padronização e se adequar a alguns critérios internacionais de hospedagem, atualizou as regras do Sistema de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass).

O que significa ser um Hotel

Um Hotel significa: Estabelecimento com serviço de recepção, alojamento temporário, com ou sem alimentação, ofertados em unidades individuais e de uso exclusivo do hóspede, mediante cobrança de diária.

Para o tipo hotel , o SBClass estabelece as categorias de uma estrela (mínimo) a cinco estrelas (máximo).


O HOTEL  de categoria uma estrela deve atender a requisitos mínimos de infraestrutura, serviços e sustentabilidade. Para cada estrela adicional, o HOTEL  deve atender a uma série de requisitos adicionais que diferenciam as categorias entre si. Por meio da comparação entre a infraestrutura e serviços oferecidos, assim como das ações de sustentabilidade executadas pelo meio de hospedagem, o consumidor poderá fazer uma melhor escolha.

Os outros tipos de acomodação como pousadas, hotéis fazenda também podem ter estrelas, mas a diferenciação do que é cada tipo de acomodação vai ficar para outro post.

Lembrando que cada país tem suas próprias classificações do que é necessário para cada estrela. Esses critérios são os regulamentados aqui no Brasil.

Estrelas

Conforme o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass) do Ministério do Turismo, a classificação dos hotéis começa da mais básica para a mais robusta, sendo ela:

-Simples: 1 Estrela

-Econômico:2 Estrelas

-Turismo: 3 Estrelas

-Superior: 4 Estrelas

-Luxo: 5 Estrelas

1 Estrela

Fonte: Google

De acordo com o SBClass, para um hotel ser classificado como 1 estrela, ele precisa cumprir alguns requisitos obrigatórios como:

  1. Serviço de Recepção aberto por 12 horas e disponível por telefone 24h;
  2. Serviço de café da manhã;
  3. Guarda de valores;
  4. Monitoramento das impressões dos hóspedes;
  5. Ter, pelo menos 65% dos quartos com área útil de 9m² e banheiros com 2m²;
  6. Troca de roupa de cama semanalmente;
  7. Deve ter medidas permanentes para redução de consumo de energia e água;

2 Estrelas

Além dos requisitos acima, deve ter:

Área útil, em no mínimo 70% dos quartos, de 11m², troca de roupas de cama 2x por semana, sala de estar com Televisão e disponibilidade de pagamento com cartão de crédito ou débito.

3 Estrelas

A terceira estrela exige:

Serviço de Recepção aberto 18horas e disponível por telefone 24h, serviço de mensageiro durante 18horas. Nos quartos, deve ter área útil, em no mínimo 80% dos quartos, de 13m² e banheiros com 3m², troca de roupas de cama em dias alternados, televisão e canais de tv por assinatura em todos os quartos.

Além disso, serviço de Lavanderia, sala de estar com televisão, acesso à internet nos quartos e nas áreas sociais. Também troca de roupas de banho diariamente, mini refrigerador nos quartos.

Restaurante, serviço de café da manhã, estacionamento, climatização(ar condicionado ou aquecedor) em 100% dos quartos.

4 Estrelas

Para entrar nas 4 estrelas, é necessário:

O serviço de recepção aberto 24h por dia, serviço de mensageiro 24h. Os quartos devem ter um conforto maior com 15 m², em pelo menos 90% das acomodações. Deve contar com facilidades para bebês como berço, cadeiras altas para refeições e aquecimento para mamadeiras.

Room service durante 24h, troca de roupas de cama e banho diariamente. Nos quartos, devem ter mini refrigeradores e mesa de trabalho e TV por assinatura. Também ar condicionado, secador de cabelo à disposição e internet.

Restaurante com serviço de café da manhã, almoço e jantar e bar disponível. Estacionamento com manobrista e o hotel precisa oferecer ainda um mínimo de três serviços “especiais”, como salão de beleza, serviço de locação de automóveis e reserva em espetáculos, farmácia e baby sitter.

5 Estrelas

Fonte: Google

A quinta estrela será a marca de um hotel que atender aos requisitos acima – e oferecer também

  • Serviço de Recepção aberto 24h;
  • Mensageiro por 24 horas;
  • Cofre em 100% das unidades para guarda dos objetos de valores dos hóspedes;
  • Quartos com 17 m² e banheiros com 4m² e banheira;
  • Oferta de roupão e chinelos em todos os quartos;
  • Ter disponíveis berços para bebês caso o hóspede necessite e oferecer facilidades para bebês como cadeiras altas nos restaurantes, equipamentos para aquecer mamadeiras e comidas;
  • Oferecer serviços de refeições como café da manhã, restaurante e bar, com serviço de quarto e oferta de dietas especiais como vegetariana;
  • Trocar diariamente as roupas de cama e banho;
  • Disponibilizar secador de cabelo seja nos quartos ou quando o hóspede solicitar;
  • Oferecer serviço de lavanderia;
  • Disponibilizar TV por assinatura, mini refrigerador, internet e climatizador em cada quarto;
  • Estacionamento com manobrista;
  • Oferecer mínimo de 6 serviços adicionais como salão de beleza, SPA, lojas, agência de turismo, transporte especial, dentre outros;
  • Guest relation ou concierge.

Como escolher

É importante sempre nos atentarmos nessas classificações para a nossa expectativa estar alinhada com o que reservamos. Leia sempre as avaliações dos outros hóspedes que já ficaram, veja as fotos e procure o custo-benefício melhor para sua família.

Cada viajante tem suas prioridades em relação a viagem e o que prefere gastar, mas sempre tenha em mente que mesmo que você vá para fazer bastante turismo e não vá parar no hotel, procure um hotel com o mínimo de conforto para ter uma noite bem dormida para aproveitar cada momento da sua viagem.

Beijos

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados