De funicular até o Harder Kulm em Interlaken

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Chegamos ao nosso próximo destino: Interlaken! Famosa cidade de inverno na Suíça, de onde saem o famoso passeio para ver o Top of Europe: Jungfrau (o post sobre esse passeio virá). E nesse post, vou contar sobre um passeio famoso por lá, que é subir de bondinho até Harder Kulm.

O que é

O Harder Kulm é um mirante que fica 1.322 metros acima do nível do mar e de lá de cima, é possível ver os dois principais lagos de Interlaken, o Lago Brienz e o Lago Thun. Ainda dá pra admirar as principais montanhas da região como JungfrauEiger e Mönch .

Para chegar lá em cima, deve pegar um funicular bem moderno que sai da cidade de Interlaken e leva 8 minutos até chegar lá no topo. É um dos passeios principais de Interlaken e as fotos saem lindíssimas, além de ser um lugar perfeito para ver o pôr do sol.

O funicular

O funicular, por si só, já é uma atração super legal. Chama-se Harderbahn e é bastante inclinado, então tem uma vista muito bonita. O local de onde sai o passeio fica em Interlaken, na estação Harderbahn mesmo e 5 minutos de caminhada da estação de trem Interlaken-Ost.

Nosso hotel, Hotel Interlaken, fica bem perto do local de saída, então chegamos lá rapidinho. Nós chegamos em Interlaken à tarde e queríamos aproveitar pra conhecer, já que não teríamos muitos dias na cidade. Sem contar que eu sabia que lá no topo tinha um restaurante, então nem almoçamos antes pra poder almoçar lá.

Deixamos as malas no hotel e seguimos pro Harderbahn. Chegando lá, uma fila bem grande, ficamos um pouco ali esperando até que eu vi que o ingresso que eu tinha, não precisava fazer nada. Mas geralmente, para quem compra online ou tem o Swiss Travel Pass, precisa fazer a troca do ingresso na bilheteria.

Como a maior parte das pessoas, vai para ver o pôr do sol, acaba sendo o horário mais lotado. Depois de apresentarmos nosso ingresso, aguardamos uns 5 minutos para a chegada do funicular. O intervalo entre os funiculares depende da época do ano, mas na época que fomos, era de 30 em 30 minutos.

O trajeto

O trajeto é bem interessante e vale a pena pegar os primeiros lugares na frente pra poder ter a melhor visão. Fique com o celular na mão para não perder nenhum clique, Interlaken é uma cidade lindíssima e todo lugar é maravilhoso.

Chegando lá em cima, tem uma pequena trilha com um visual de tirar o fôlego que o difícil é não parar toda hora pra tirar foto até chegar no ponto de observação. Como falei pra vocês, estava bastante cheio naquele horário, então assim que chegamos à plataforma de observação, estava lotada!

Não conseguimos tirar fotos em todos os pontos e na principal plataforma de vidro do lugar, até por conta do horário, queríamos sentar e curtir o momento e não ficar se debatendo pra tirar uma foto. Além do restaurante, lá em cima também tem trilhas, inclusive no restaurante, tinham várias pessoas com roupas de trilhas. Pra quem curte hiking, vale a pena verificar.

Restaurante Harder Kulm Panorama

Junto à plataforma de observação, fica o restaurante Harder Kulm. Ele é todo inspirado num castelo, até porque o próprio site deles fala que se tivesse um rei em Interlaken, ele moraria no topo de Harder Kulm e seguindo essa ideia, claro que o restaurante seria inspirado num castelo no alto da montanha.

As mesas na beira da montanha estavam ocupadas, mas era o que queríamos. Então, ficamos ali esperando até vagar uma mesa perfeita. O restaurante combina vista fantástica, comida deliciosa e bom preço.

 Na época de inverno, ele não funciona. Então, confira no site se a data que você vai visitar Interlaken, se o restaurante estará aberto.

O cardápio não é nada muito rebuscado, tem pratos simples suíços e com bom preço. Leandro pediu um hambúrguer e eu pedi um fish and chips muito gostoso. Pedimos uma cerveja geladinha e brindamos com a vista incrível de montanhas.

Além do restaurante, também tem uns quiosques vendendo alguns souvenirs. Não compramos nada lá em cima. E depois a volta que foi complicada, quando estávamos subindo, o funcionário falou que a última volta seria tal horário e por isso, todo mundo que estava lá em cima deixou pra voltar no mesmo horário.

Então, fez uma fila gigante e demorou um tempão para descermos. Quando descemos, já estava escuro e à noite. Mas mesmo assim, a vista era linda. Mas vale a pena se atentar quem vai ver o pôr do sol no horário de retorno.

Vale a pena?

O passeio até o Harder Kulm é um dos principais pra quem visita Interlaken. Não é um passeio muito longo e rende uma vista incrível. Eu recomendo aproveitar pra unir sua visita ao horário de almoço e já almoçar por lá. Mas mesmo assim, é uma visão surpreendente, principalmente para nós, brasileiros, que não estamos acostumados a ver montanhas e lagos. Interlaken é um lugar mágico e imperdível em qualquer roteiro pela Suíça.

Ingresso

O valor do ticket de ida e volta varia entre 25 a 28 francos suíços conforme a época do ano e pra quem tem Swiss Travel Pass, tem 50% de desconto no ingresso. Confira aqui no site oficial.

Beijos

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados