Conhecendo o Instituto de Artes de Chicago

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

O Art Institute of Chicago é um dos mais antigos e maiores museus dos Estados Unidos. Eu não sou a maior fã de museus, mas tive a oportunidade de visitar o Art Institute e me surpreendi, foi uma visita muito legal. Vou contar tudo pra vocês nesse post.

Localização

A localização do Instituto não poderia ser mais facilitada, fica no Millenium Park, onde fica a famosa escultura ‘’The Bean’’. Inclusive, tem uma passarela que conecta o parque com o museu, é uma ótima maneira de combinar os pontos turísticos, aproveitar a visita ao Millenium Park para conhecer o museu.

O Museu

O Instituto é o segundo maior museu de arte dos Estados Unidos, ficando atrás somente do Moma em Nova York. Tem obras de mais de 5 mil anos e mais de 300.000 obras de arte no seu acervo, sendo um museu muito importante para a história.

Ele possui uma das mais notáveis coleções mundiais do Impressionismo e é a maior fora de Pais, com obras de Van Gogh, Monet e um acervo incrível de produções.

O museu é GIGANTE! São mais de 93 mil metros quadrados, divididos em 4 andares com várias alas diferentes como arte americana, europeia, fotografias, objetos e peças.. Para facilitar sua visita, você pode ver o mapa e já organizar o que quer conhecer ou pode baixar o app do museu e ir analisando o que quer conhecer.

Fundado em 1879, recebe anualmente cerca de 1,5 milhão de visitantes, ou seja, mesmo para quem não goste muito de arte, é um dos principais pontos turísticos da cidade. Inclusive, é a atração número 1 do TripAdvisor em Chicago.

Além da parte de exposição, o Art Institue também possui um departamento de conservação e estudo com laboratórios e bibliotecas. Está associado à School of the Art Institute of Chicago, uma das melhores escolas de artes dos Estados Unidos. Inclusive, enquanto estávamos visitando, vimos alguns estudantes sentados em frente às peças e desenhando.

Como foi

Estávamos andando pelo parque, quando percebi a proximidade com o museu e pensamos em passar lá para conhecer a frente e tirar uma foto. 

A frente do museu é lindíssima, com estátuas de dois leões de bronze imponentes na escadaria.

Decidimos entrar para ver como é a frente e quando entramos, o segurança perguntou se já tínhamos ingresso e se quiséssemos, a bilheteria ficava ao lado. Falamos que não tínhamos ingresso e estávamos olhando ai ele perguntou de onde nós éramos, falamos que viemos do Brasil, ele ficou surpreso (não é comum ver brasileiros em Chicago) e com isso, ele simplesmente tirou dois ingressos do bolso e deu pra gente!!!!

Foi uma surpresa incrível e só mostrou algo que já tínhamos percebido, a gentileza e carinho dos Chicagoans, os moradores de Chicago são muito legais e atenciosos. Então, claro que entramos para explorar o museu e foi muito legal.

O Instituto é lindo por dentro, uma mistura de estilo clássico com partes modernas. É dividido em várias seções e pudemos conhecer um pouco de cada uma, desde pinturas até arte africana. Além das exposições fixas, o museu conta com exposições bem legais temporárias. O museu, apesar de ter bastante gente, pelo fato de ser grande ficava muito tranquilo e era bem silencioso.

Para nossa surpresa, amamos a visita. Foi um dos melhores passeios na cidade e abriu nossa mente para visitar outros museus em outras cidades.

Vale a pena até para quem não manja de artes!

Beijos!

Ingresso

Você pode comprar o ingresso pela internet ou na bilheteria no local.

Adulto: U$ 25 

Crianças (14-17 anos): U$ 19

Horários

Terça e quarta está fechado

Segunda: 11h às 17h

Quinta: 11h às 20h

Sexta à domingo: 11h às 17h

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados