Conhecendo a Catedral de Notre Dame

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

A Catedral de Notre Dame é uma das mais antigas catedrais francesas. Com estilo gótico, se tornou uma atração turística muito conhecida em Paris. É um pilar da arte, da religião e referência histórica da França. Todos os anos recebia 13 milhões de visitantes.

Foi palco de vários acontecimentos importantes na história da França, até que em 2019, foi atingida por um terrível incêndio que danificou muito a sua estrutura.

Localização

Localizada em Paris, França. Fica na Ilê de Cité, na beira do Rio Sena.

Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Pl. Jean-Paul II, 75004 Paris, França

História

Foi iniciada a construção em 1163, é dedicada a Virgem Maria. Notre Dame significa Nossa Senhora. A sua construção durou quase 200 anos. Na história, há relatos de achados que no local da catedral já foi utilizada pelos celtas e depois, pelos romanos.

Também no mesmo local, anos mais tarde, existia uma das primeiras igrejas do cristianismo de Paris por volta de 528 d.C. Depois dessa, surge uma igreja romântica que fica até 1163.

Foi durante o reinado do Rei Luis VII, o bispo Maurice de Sully decide começar o projeto da catedral. A França estava num período de crescimento populacional e financeiro então, queriam expressar o reinado do país com a catedral imponente.

A construção da catedral estendeu-se por 182 anos e possuiu quatro grandes fases:

  • 1.ª fase: 1163-1182;
  • 2.ª fase: 1182-1190;
  • 3.ª fase: 1190-1225;
  • 4.ª fase: 1225-1250.

Durante o tempo, foi sofrendo modificações de acordo com o estilo da época, então, teve épocas onde o estilo barroco, romântico eram preponderantes e isso refletia em mudanças na igreja.

Já foi quase incendiada em 1871 durante turbulações sociais, sofreu saques durante a história. Essa igreja sofreu vários ataques. Inclusive, durante um período parou de ser utilizada para missas católicas e foi usada para outros fins.

Em Notre Dame foram realizados importantes acontecimentos, entre os quais vale destacar a coroação de Napoleão Bonaparte, a beatificação de Joana D’Arc e a coroação de Henrique VI da Inglaterra. 

Estrutura

A arquitetura gótica está presente em toda construção.  A arquitetura gótica substituiu as paredes grossas das igrejas românicas por colunas altas e arcos. Como consequência, os edifícios góticos ganharam um aspecto mais leve, e as janelas, mais amplas e altas, foram decoradas com belos vitrais coloridos que filtravam a luz natural, e com isso, criavam um clima de misticismo em seu interior.

Toda a catedral tem elementos e é pensada com simbolismos representando a Virgem Maria, estátuas representando os reis da França. Os vitrais são lindos e acho que é a parte mais linda. Cheio de detalhes com várias representações.

A luz entrando pelo vitral deixa com aspecto gótico e romântico. É possível subir os 386 degraus e chegar a torre norte onde se vê a cidade de Paris e gárgulas da igreja famosas pela obra de Victor Hugo.

A rosácea principal mede 13 metros de diâmetro e um azul forte como dominante. A composição baseia-se no número 8 e suas multiplicações e simboliza o Universo, a Terra e os sete planetas. No centro surge a Mãe de Deus rodeada de medalhões com representação de personagens do Antigo Testamento, profetas, reis e altos clérigos.

Sinos

Os famosos sinos que o Quasimodo se balanceia no filme são Diferentes sinos compõem o patrimônio histórico da catedral e entre eles, encontram se os denominados: Angelique-Françoise, Antoinette-Charlotte, Hyacinthe-Jeanne, Denise-David (na torre do norte) e o Bourdon Emmanuel (na torre do sul). Já houve mais sinos, mas com a Revolução Francesa, muitos foram derretidos para a fabricação de canhões.

O principal é o Bourdon Emmanuel e também o mais antigo. Seu badalado só ocorre em eventos de grande importância, como visitas do papa, comemorações e funerais presidenciais. O sino pesa 13 toneladas e foi restaurado no século XVII.

 Desde a sua instalação, em 1681, o Emmanuel tocou apenas 84 vezes. Os sinos da torre norte, instalados desde 1856, badalam a cada 15 minutos ou em eventos históricos, como no fim da Primeira Guerra Mundial ou na libertação de Paris em 1944. Mais recentemente, tocaram em honra às vítimas do atentado de 11 de setembro. Em 2012 estes sinos foram derretidos e substituídos por nove novos sinos e isto ocorreu porque os mesmo perderam o tom devido ao desgaste do cobre.

Catedral de Notre Dame na Literatura e Cultura

Em 1831, no meio do período romântico, Victor Hugo escreveu o romance ‘’Notre-Dame de Paris’’ – O corcunda de Notre Dame, que se passa durante a Idade Média e trata sobre Quasimodo que se apaixona pela cigana Esmeralda. Foi feito o filme da Disney e se tornou um ícone.

O autor se inspirou em um dos escultores da catedral para criar a personagem principal de seu livro. O rapaz era um corcunda que trabalhou no templo durante a restauração do lugar por volta de 1820.

Durante essa época no século XIX, a igreja estava num estado péssimo de conservação e foi cogitado a demolição. Porém, o livro que Victor Hugo escreveu fez tanto sucesso que o Rei Luis Filipe I ordenou a restauração da catedral em 1844. Com o livro e posteriormente o filme, a catedral se tornou conhecida mundialmente, atraindo turistas de todo canto do mundo.

Acidente

No dia 15 de abril de 2019, a Catedral foi vítima de um terrível incêndio. Provocou graves danos no telhado e derrubou a torre principal. Por horas, a icônica catedral ficou pegando fogo.

Foi uma grande tristeza para toda França que reconhece e vê na Catedral de Notre Dame, um símbolo que resistiu a todos as épocas. Até hoje, não s sabe o que causou o incêndio. Logo quando aconteceu, muitas pessoas ficaram tocados pelo acidente e teve grande comoção e doação pra reconstrução, com doações expressivas de grandes artistas, o total recolhido chegou próximo a R$ 3 bilhões de reais.

como está hoje

O acesso a Catedral segue fechado e o plano de reabertura é 2024. Cinco anos após o incêndio. No dia 31 de maio, reabriu o largo da Catedral, que é o pátio na frente da igreja. Há grande expectativa de como ficará a catedral após a reconstrução, há inclusive um debate sobre fazer um projeto inovador com novos ambientes pros turistas como torre de vidro, jardim ecológico sobre o telhado e terraço panorâmico ou se mantêm o projeto original, sem alterações.

O que eu achei? Valeu a pena ir?

Eu pude conhecer em novembro de 2018 e tive a oportunidade de conhecer antes do terrível acidente. Eu achei lindíssima, os vitrais são de impressionar. O acesso era gratuito e tinha espaços pra velas de orações e eu não cheguei a subir lá no alto que era pago e tinha que marcar horário. Mas nem trouxe aqui pra vocês os valores, já que o acesso está fechado e não se sabe como ficará após a reforma.

É uma pena esse acidente, espero que logo fique pronta pra mais pessoas poderem conhecer esse símbolo tão importante da história e pelo menos, ficou imortalizada na história pra podermos ver sempre.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados