Casa da Cachaça e Museu do Caipira em Brotas

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Sempre que viajamos pro Interior, esperamos encontrar produtos incríveis artesanais produzidos por pequenos produtores. É uma das minhas partes favoritas quando viajo pro campo e claro que na nossa viagem pra Brotas, não seria diferente.

Assim que chegamos, fomos conhecer a famosa Casa da Cachaça em Brotas, um dos passeios e lugares mais conhecidos na cidade. Vou contar tudo pra vocês da nossa visita.

Localização

A casa fica localizada no centro de Brotas, bem em frente à praça central e Igreja Matriz da cidade. Nós estávamos hospedados no Hotel Fazenda Roseira, que fica afastado da cidade uns 20 minutos de carro, mas pra quem está hospedado na cidade, não tem erro, super fácil de achar.

Endereço: Av. Padre Barnabé Giron, 221 – Centro, Brotas – SP, 17380-000

Como é

A Casa da Cachaça foi fundada em 1997 e é uma casa rústica. Assim que você entra, é recepcionado pela simpatia dos funcionários, decoração original com temática da fazenda e diversos produtos artesanais. Todo o lugar lembra uma casa de fazenda mesmo e é bem grande, dividida em seções.

Logo na entrada, tem um alambique com degustação de cachaças e licores, o de café é maravilhoso. Seguindo, tem diversos itens de decoração à venda. Inicialmente, a impressão é que é um espaço pequeno, mas conforme você vai entrando, vê o tamanho do espaço e a quantidade de coisas. Tem um pouco de tudo.

Entrando na cozinha, um doce de abóbora feito na hora no tacho e no fogão à lenha. E pra acompanhar um cafézinho coado na hora por um senhor extremamente simpático. E o melhor é que tem aquele jeito de casa de vó.

Pra completar as gostosuras, toda uma área de venda de queijos, salames, embutidos e doces artesanais. Tem degustação e é uma delicia, pudemos experimentar um pouco de tudo e inevitavelmente, trouxemos alguns queijos e salames pra casa.

Museu do Caipira

Saindo da casa, um quintal todo decorado e uma foto do ‘’dono’’ da cidade, o cantor Daniel rsss. Ali fora, diversos itens de decoração, o barril do chaves e um jardim lindo para tirar foto ou sentar ali descansando e tomando o cafézinho. Ambiente muito gostoso.

Ali fora, uma pequena casinha é o Museu do Caipira. O lugar com entrada gratuita é pequeno, mas extremamente charmoso. Todo decorado com objetos antigos e é uma viagem no tempo. Tem desde máquina de escrever, TV de tubo e diversos objetos que não vemos mais. Muito legal de ver e comparar com os dias de hoje.

Imagino que para as crianças acostumadas com as tecnologias de hoje em dia, deve ser um passeio muito interessante. Meu irmão de 21 anos estava conosco e tinha diversas coisas que ele não conhecia. Foi muito legal conhecer.

O que eu achei?

O lugar nos faz lembrar da infância e viajar no tempo para antigamente. É uma experiência encantadora, eles conseguiram transformar uma ‘’simples’’ loja em uma experiência rústica e especial. O cheirinho de café coado, queijos artesanais, doces de frutas fazem parte da experiência. Os preços dos itens não são os mais baratos, porém vale a pena a visita pra quem quer conhecer e comprar algumas lembrancinhas.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados