Borough Market: Mercado mais famoso de Londres

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Parada obrigatória para quem visita Londres, na Inglaterra, é visitar o Borough Market, o mercado gastronômico de rua mais famoso da cidade. Com alimentos por atacado e varejo, é o mais antigo da cidade.

Localização

Fonte: Google

Localizado na Southwark Street e Borough High Street, ao Sul da Catedral de Southwark, no sul de Londres. Fica pertinho da London Bridge.

Endereço: Borough Market
8 Southwark Street,
London,
SE1 1TL

História

Fonte: Google

O mercado de 1.000 anos há registros de sua primeira menção em 1276, embora acredita-se que ele exista, pelo menos, desde 1014.

Em meados de 1270, na época medieval, foi construída uma ponte que unia Londres com o porto e com isso, iniciou a comercialização de mercadoria e alimentos por comerciantes para o povo que passava viajando por ali.

Muita história aconteceu por ali, inclusive já tentaram fechar o mercado, até que por manifestação dos residentes, foi realocado e instalado onde é hoje. No século 19, foi crescendo como o centro de venda de vegetais, frutas e mercadorias. E vem servindo ao povo há 1 mil anos.

Em 2014, foi comemorado o milênio do mercado. Já passou por diversas transformações. Fica embaixo de arcos de pontes ferroviárias da era vitoriana e armazéns.

Como é?

SONY DSC

O mercado é um paraíso de sabores e aromas. Com centenas de quiosques, produtores locais e da região, levam seus produtos artesanais para serem vendidos no mercado.

Fica tudo junto e amontoado de uma forma boa, o mercado é enorme e é dividido por seções de frutas, carnes, vegetais, queijos. Têm barracas de produtos do mundo inteiro e claro, os melhores produtos britânicos.

Em cada estação, é possível ver uma mudança para os alimentos que os locais mais costumam consumir, então tem a época de maças e blackberries, na safra de outono, outros produtos na época de natal, por exemplo.

São cerca de 100 barracas de alimentos e além disso, tem as barracas de comidas. O cheiro é incrível e não faltam opções.

Arredores

Além do mercado, naquela região, surgiu vários pubs, restaurantes e cafés ao redor do mercado.

Horário de Funcionamento

Aberto diariamente

Segunda10am–5pm
Terça10am–5pm
Quarta10am–5pm
Quinta10am–9pm
Sexta10am–9pm
Sábado8am–5pm
Domingo10am–4pm

Como chegar?

Fonte: site oficial

Tem sinais marcando quais as estações do Mercado.

Linha de Trem mais perto: London Bridge

Linhas de metrô mais perto: Jubilee e Northern

Pontos de ônibus mais perto: London Bridge – Números: 43, 141, 149, 521

Borough High Street – Números: 43, 141, 149, 521

É possível chegar de bicicleta também, não aconselho essa opção para os turistas de primeira viagem, o trânsito de Londres é uma loucura. Pra mim, a melhor opção para andar por Londres é o clássico ônibus vermelho de 2 lugares. A gente amava e era a diversão, só andávamos nele e lá no segundo andar, óbvio.

O que vale a pena?

Além de produtos de feiras semanais, vale a pena experimentar e comprar queijos, frios, embutidos, azeites, frutos do mar, geleias, bolos.. Não faltam opções, nós quando fomos compramos queijos. Eram vendidos por produtores do interior da Inglaterra que iam lá vender, tinham ótimos preços e eram deliciosos.

Não deixem de pedir para experimentar, tudo que está ali pode experimentar, já faz parte de toda experiência do mercado. Não se esqueça de ir com barriga vazia para poder desfrutar de toda experiência oferecida.

O que comer?

Além das comidas que vai experimentando no caminho, não tem como não almoçar ali. Eram tantas opções que ficamos meio perdidos, não tinha mesas e a maioria das pessoas comia de pé ou encostado nos quiosques. No melhor estilo mercadão municipal de São Paulo.

Lá dentro tem o Restaurante Roast, serve comida britânica com ingredientes locais. Aos domingos, é servido o tradicional assado inglês com preços especiais. Não é muito barato comparado a comer nas barraquinhas, mas tem mesas e é um restaurante mais formal mesmo.

Você vai encontrar sanduiches de chorizo, sanduiches de queijo, raclette (queijo derretido em cima da batata). Nós comemos um porco delicioso, veio dentro de uma caixinha e o cheiro era incrível. Muito gostoso.

E ainda saímos de lá com os queijos que compramos e ainda levei de sobremesa uma caixinha de morangos gigantes por £1, deliciosos. Não faltam opções do mundo inteiro pra comer no mercado.

No cinema

Fonte: Google

Ali pertinho morava a Bridget Jones, O apartamento dela fica no andar de cima do pub The Globe.

Endereço: 8 Bedale St, Londres SE1 9AL

No filme Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban a entrada para o Caldeirão Furado é embaixo da ponte ferroviária na Stoney Street, em frente ao mercado. Esses são alguns dos filmes, mas tem vários outros.

O que eu achei? Vale a pena ir?

É um programa perfeito para um sábado de manhã e costuma ficar bem cheio. Eu amei e foi um dos lugares mais legais que conheci lá. Eu gosto muito de conhecer os hábitos locais.

No site deles, tem receitas tradicionais, todas as barracas e informações sobre os produtores e é possível até comprar online.

Acho que tem que entrar no roteiro de quem vem pra Londres, é um local muito especial e cheio de sensações que ficarão na memória, mesmo depois de comer tudo que comprou lá.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados