Um dos pontos turísticos mais famosos em Buenos Aires é uma livraria. E é considerada pelo jornal britânico, The Guardian, como a segunda livraria mais bonita do mundo. Está atrás somente da livraria Selexyz Dominicanen Boekhandel, na cidade holandesa de Maastricht. Vamos falar hoje sobre a Livraria El Ateneo Grand Splendid.
Localização
Endereço: Av. Santa Fe 1860, C1123 CABA, Argentina
A Livraria fica localizada no bairro da Recoleta em Buenos Aires, inclusive, eu recomendo unir todos os pontos turísticos de cada bairro e fazer um bairro por dia. Dessa forma, a viagem fica bem melhor aproveitada. A livraria fica numa rua bastante movimentada, inclusive, com vários restaurantes, lojas como Zara, vale dar uma voltinha por ali.
História
Buenos Aires é a capital dos livros pela UNESCO, ou seja, é uma cidade mais intelectual e claro, que uma das livrarias mais bonitas do mundo esteja lá. Inclusive, a Avenida Corrientes tem 18 livrarias.
A história da livraria encontra com a do teatro Grand Splendid. O teatro foi construído em 1919 por um imigrante austríaco Max Glucksman. Tinha capacidade para 500 pessoas e quatro fileiras de palco. O teatro recebeu grandes espetáculos de tango, como o famoso Carlos Gardel. Depois, o local começou a funcionar como um cinema durante 70 anos.
A belíssima cúpula do lugar foi feita pelo pintor Italiano Nazareno Orlandini que reproduziu a Paz em 1919, com uma alegoria a uma festa ao fim da Primeira Guerra Mundial.
Livraria
Em 2000, o antigo teatro foi comprado pelo grupo Ilhsa, é um grupo que tinha várias livrarias inclusive outras El Ateneo. O prédio foi renovado e as poltronas saíram e deixaram espaço para livros, CDs e DVDs. E o palco, virou um café com piano ao vivo.
A livraria conserva o seu charme e elegância da época de glórias dos espetáculos de tango. Com sua belíssima cúpula, as varandas, cortina de veludo, o local é belíssimo.
São cinco andares ao total, é bem grande. Na parte do subsolo, fica a seção kids com livros e um espaço para as crianças. O térreo onde fica a maior parte da estrutura e as 3 galerias, como um teatro de ópera. Nas ‘’varandas’’, onde antigamente eram os camarotes, tem algumas poltronas e são as ‘’salas de leitura’’, onde você pode ficar sentado lendo um livro antes de comprar.
A livraria recebe todos os anos mais de 1 milhão de visitantes e são vendidos mais de 700 mil livros anualmente.
O café
No palco, onde vários artistas argentinos passaram, virou um café com mesas. Ou seja, você pode sentar ali, tomar um cafezinho e ter uma visão privilegiada de toda livraria. Nós não tivemos oportunidade de conhecer o café, mas acredito que valha a pena pela experiência.
O que eu achei?
Eu sou uma leitora apaixonada por livros e amo visitar livrarias. É impressionante como tem lugares especiais, guardados pelo tempo, que não foram ‘’contaminados’’ pela tecnologia. Como a pequena livraria em Paris, Shakespeare and Company, que eu amei conhecer.
Já a Livraria El Ateneo, eu achei incrível, como eles conseguiram manter o mesmo charme e elegância de um teatro. A sensação é que você está num teatro mesmo e não numa livraria. Vale muito a pena a visita, mesmo que você não goste de ler. Não compramos nada e estava bem cheio, mas tem que ir.
Beijos!