Passeio de barco em Lucerna na Suíça

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Lucerna é uma cidade charmosa na Suíça, parece que saiu direto de um quadro e isso se dá, além da arquitetura medieval, também pela natureza que a envolve. A cidade é rodeada por lagos e montanhas e o principal e maior, o Lago Lucerna e a melhor forma de explora-lo é no passeio de barco. Vou contar sobre nossa experiência nesse post.

Lago dos Quatro Cantões

O Lago Lucerna, também conhecido como Lago dos Quatro Cantões, é um lago no estilo fiorde. Os fiordes são enormes vales rochosos inundados pelo mar, originado por erosão causada pelo antigo gelo glaciar. Os fiordes localizam-se, principalmente, na Noruega, Groelândia, Chile e Nova Zelândia.

Lago Lucerna tem 38 km navegáveis e fica a 433 metros acima do nível do mar. Emoldurando o lago, das suas margens, vem as montanhas de até 1500 metros acima do lago, como por exemplo o famoso Monte Rigi e Monte Pilatus.

Mapa Lago Lucerna (fonte: google)

Seu nome origina-se do encontro dos quatro cantões originais da Suíça (Waldstätte): Uri, Schwyz, Unterwalden (que hoje é dividido nos cantões de Obwald e Nidwald) e Lucerna. É o quarto maior lago do país e uma das maravilhas naturais mais fotografadas da Suíça.

O lago é realmente, muito lindo. Em volta dele, ficam várias comunas, que são como bairros. O lago conecta a cidade de Lucerna com trilhas, passeios a montanhas, restaurantes e hotéis incríveis na beira do lago.

Passeio de barco

Um dos principais passeios da cidade é conhecer o lago num passeio de barco. Dessa forma, é possível também ver a cidade de forma panorâmica e por um ângulo diferente.

Existem vários tipos de passeios, alguns temáticos, com diferentes rotas e tempos de duração. Você pode fazer a volta completa no lago de 5h ou fazer o passeio mais simples de 1h, para quem não tem muito tempo na cidade. Para quem tem o Swiss Travel Pass os passeios estão inclusos e saem de graça, a não ser os temáticos com refeições.

De onde saem os barcos

O píer de embarque fica localizado na frente à estação de trem, que foi de onde chegou nosso trem de Montreux e é bem fácil de chegar. Fica bem próximo da cidade velha, onde ficava nosso hotel Des Balance, mas na parte nova da cidade, nós chegamos andando ali.

Caso você não tenha o swiss travel pass, pode comprar ali mesmo o bilhete. O preço será calculado conforme a distância e o destino. Você pode fazer a rota completa, o seu percurso passa por várias vilas e depois retorna à cidade de Lucerna.

Mas você não precisa fazer a rota completa, pode descer em alguma das estações e ir embora de transporte público como ônibus ou combinar com algum passeio de montanha. Por exemplo: na parada Weggis, que é uma da paradas mais famosas, por ser uma cidade bem romântica e é de lá que sai o bondinho em direção a Montanha Rigi.

Outra opção é combinar com a cidade Brunnen, uma das maiores ao redor do lago e onde fica o museu da Victorinox, famoso pelos seus canivetes suíços.

O barco

Tinham vários barcos chegando a todo o momento, nós pegamos o primeiro que estava lá e logo, embarcamos. O barco é bem espaçoso, tem área externa e interna com vários andares, parece um mini cruzeiro, é muito lindo.

O barco que pegamos estava bem cheio, tinha uma área externa bem bonita e estava frio também e na parte interna, tinha restaurante e bar. Dentro do barco, no primeiro andar, era a segunda classe. Ou seja, pra quem tem o swiss travel pass segunda classe ou quem comprou o bilhete de segunda classe. E no andar superior, numa área mais reservada e mais vazia, ficava a primeira classe.

O que eu achei?

Eu fiquei muito impressionada com o barco, nem dá para acreditar que aquele é meio de transporte das pessoas que moram ali. O barco é lindíssimo, enorme e atendimento muito bom. Durante a parada, muitas pessoas desciam e subiam, nós iriamos descer também, mas ai estava tão gostoso no barco que decidimos ficar até o retorno à Lucerne.

A paisagem é incrível, o lago é inacreditável com suas águas límpidas e cor verde turquesa. As montanhas em volta fazem uma paisagem inacreditável. Foi meu passeio favorito em Lucerne, incrível mesmo. Eu amei e recomendo a todos.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados