Rotas Panorâmicas de trem na Suíça

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!
Fonte: Unsplash

A Suíça é conhecida pelo chocolate, queijos, alpes e claro, pela sua linha ferroviária de primeira. O país inteiro é conectado por trens, o que faz ser uma viagem muito gostosa e fácil de fazer por ser um país pequeno e fácil de se locomover.

Dentro dos passeios incríveis por esse país maravilhoso, é imperdível fazer os passeios de trem. Além de usar o trem pra se locomover, na Suíça tem trens que são o verdadeiro passeio, rotas panorâmicas imperdíveis que passam por paisagens incríveis num trem que é feito exatamente para levar os turistas para conhecer o país.

São rotas que são operadas também por trens regionais, os normais e que são ótimos do mesmo jeito. Mas esses trens panorâmicos tem vagões com janelas panorâmicas, maior conforto e mais modernos.

Bernina Express

Fonte: site oficial

Esse passeio vai de Chur até Tirano na Itália. O trem panorâmico conecta o norte ao sul da Suíça e os vagões possuem janelas que vão até o teto fazendo a viagem ser ainda mais especial. São quatro horas de viagem que percorrem cerca de 122 km passando por 55 túneis e quase 200 pontes e viadutos.

É incrível pois sai dos alpes suíços e vai até as palmeiras da Itália. Lembrando que no final do passeio, tem um pequeno trecho de ônibus turístico de Tirano até Lugano, na Suíça.

Essa rota segue a ferrovia Rética, que é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Há 25 paradas na rota e o trem conta com comidas e bebidas de lanche, não tem um vagão-restaurante.

Onde começa e onde termina

Antigamente, o passeio começava em St.Moriz e terminava em Tirano, na Itália. Porém, expandiu e agora o trajeto completo vai de Chur até St.Moriz e depois até Tirano na Itália. E depois, tem o ônibus turístico que te leva de Tirano até Lugano na Suíça.

 O trajeto completo entre Chur e Tirano dura 4h13 min enquanto o trajeto entre St. Moritz e Tirano dura 2h30 min. O ônibus entre Tirano e Lugano só funciona no verão e é uma parte adicional que você pode fazer ou não e dura 3h.

Melhor época para fazer

O trem funciona o ano inteiro, então é bem tranquilo. Dá pra fazer em qualquer época e você verá paisagens diferentes dependendo de quando for. Mas fique atento se quiser fazer o trajeto completo com o ônibus, já que ele só funciona na alta temporada no verão.

 Visite na primavera para ver campos verdes e aldeias agrícolas em todo o seu esplendor de cores.

Visite durante o inverno e verá lagos congelados, montanhas cobertas de neve e esquiadores locais como os principais destaques. 

Você pode parar no caminho e conhecer as cidades. E as paradas do caminho são Chur, Landquart, Davos, St. Moritz, Valposchiavo e Tirano sendo possível embarcar e desembarcar em qualquer uma delas.

Eu recomendo conhecer St. Moriz se estiver indo no inverno e claro passear por Tirano na Itália, tomar um sorvete e comer uma massa, já que está na Itália.

Precisa pagar?

O passeio está incluso no Swiss Travel Pass, que estou devendo o post completo. Mas é necessário fazer a reserva do assento, pode ser feita tanto na primeira ou segunda classe. A reserva pode ser feita num guichê em qualquer estação de trem na Suíça ou pode reservar online com antecedência.

Eu recomendo fazer a reserva com antecedência se você for viajar na alta temporada. O site para reserva é aqui. Agora se você não tem o Swiss Travel Pass, é necessário pagar pelo passeio e ai o valor varia dependendo se você for fazer o trajeto completo ou somente parcialmente. Mas o trajeto completo fica 138 CHF de primeira classe e 89 CHF de segunda classe.

Já a reserva do assento todos tem que comprar, independente se você comprou a passagem separada ou se você tem o swiss travel pass. Os assentos só podem ser reservados com um máximo de 60 dias de antecedência. O valor da reserva varia de 10 CHF a 16 CHF na alta temporada.

Glacier Express

Fonte: site oficial

O Glacier é conhecido como o trem expresso mais lento do mundo. A rota existe há mais de 90 anos e é uma das rotas mais emblemáticas e cobiçadas da Suíça.

O passeio passa pelos Alpes Suíços indo de Zermatt até St. Moriz em cerca de oito horas e passando por 91 túneis e mais de 290 pontes. Com suas enormes janelas panorâmicas, o Glacier Express exibe vistas de paisagens únicas.

Experiência luxuosa no Excellence Class

O Glacier Express decidiu elevar a experiência do seu passeio criando o Excellence Class. Inaugurou em 2 de março de 2019 uma nova categoria de assentos. Esse espaço conta com apenas 20 lugares e promete uma viagem regada a paisagens espetaculares, luxo e muito conforto.

Os diferenciais consiste em recepção diferenciada por um concierge com uma taça de champanhe, ele irá te explicar um pouco sobre o trajeto e você pode acompanhar com um tablet no seu assento. Garante assentos exclusivos na janela e super confortáveis.

O Excellence é bem luxuoso e todos os detalhes foram pensados cuidadosamente para tornar a experiência mais incrível. Conta com um bar exclusivo e todas as comidas e bebidas (com exceção de alguns licores e vinhos específicos) já estão incluídas na compra do bilhete.

  • Bebidas de boas vindas
  • Lanches durante o dia
  • Refrigerantes e sucos de frutas
  • Aperitivos e petiscos
  • Hora do chá da tarde com guloseimas

O menu também conta com um almoço de 5 pratos sazonais e regionais acompanhados por vinho.

O ponto mais alto do passeio é no Passo Oberal, a 2.033 metros acima do nível do mar. Mas mesmo quem não vai no Excellence, pode desfrutar do vagão-restaurante e aproveitar uma experiência diferente na sua viagem, afinal, são 8 horas de passeio. Não deixe de almoçar no trem e tomar um vinho com a vista dos Alpes, bem chique!

Inclusive, é possível acompanhar detalhes sobre o trajeto com o áudio guia disponível em várias línguas(não tem em português),

Precisa pagar?

O trajeto é coberto pelo Swiss Travel Pass. É obrigatória a reserva de assentos. Os valores variam entre 39 e 49 francos suíços. Caso não tenha o passe, tem que comprar o bilhete. E claro que o Excellence é necessário pagar a mais.

1 Classe: 268 francos
2 Classe: 180 francos

Infelizmente, esse não é um passeio para fazer o ano inteiro. Ele fecha durante um período de manutenção. No ano passado foi  entre os dias 25 de outubro a 11 de dezembro. Esse ano de 2022 o período de manutenção será de 23 de outubro até 11 de dezembro.

Na nossa viagem, estávamos lá justamente quando o trem estava em manutenção. Esse era o passeio que eu gostaria de ter feito. É a rota de trem mais famosa e apesar de ocupar o dia inteiro, é linda. Afinal, o trem é o passeio.

 Gotthard Panorama Express

Esse passeio também cruza o país de Norte a Sul, mas ele tem uma diferença importante que faz com que seja um passeio e experiência diferente. Além do passeio de trem, também um passeio de barco. Partindo de Ticino, a jornada passa, primeiramente, pela rota da montanha Gotthard e, depois, pelo Lago Lucerna até a bela cidade de Lucerna.

Ele liga a parte alemã à parte italiana da Suíça e é um trajeto histórico e passando pelo túnel Gotthard  que foi construído em 1882. A  parte do passeio de barco é feito no Lago de Lucerna. A viagem de barco tem duração de 3 horas e você pode conhecer os vilarejos que ficam na beira do lago. Ao descer do barco em Flüelen, você estará praticamente na frente da estação de onde irá sair o trem panorâmico. 

O trajeto do trem dura 2h30, ou seja, o passeio completo dura 5h30. Para quem for fazer bate e volta, a volta deve ser feita em trens regionais normais mesmo.

Tem que pagar?

Pra quem tem o Swiss Travel Pass, não precisa pagar o bilhete, somente a reserva de assento de 16 CHF. O Gotthard Panorama Express funciona na Primavera e Verão na Suíça, de abril a outubro.

Quando fomos, não estava funcionando esse passeio. Porém, fizemos tudo isso, conheci Lucerne, Lugano e fizemos o passeio de barco pelo Lago. De Lucerne fomos passar o dia em Lugano com o trem regional mesmo e foi muito legal! Ainda vai sair post sobre esse passeio.

GoldenPass Panoramic

O GoldenPass Panoramic combina a região francesa com a alemã da Suíça saindo de Montreux até Lucerne. Dá pra fazer o mesmo caminho vice e versa, pode sair de Lucerne até Montreux ou ao contrário dependendo do seu roteiro.

É um passeio de 5 horas com algumas trocas de trem e paisagens encantadoras com 6 lagos e montanhas. Diferente do Glacier Express e do Bernina Express que é feito o trajeto num trem só e direto, o Goldenpass tem que trocar de trem e algumas partes são feitas em trens regionais.

Quanto custa?

Esse passeio não precisa de reserva de assento antecipada e quem tem o passe, não precisa pagar nada.

O primeiro trecho vai de Montreux até Zweisimmen. E dali você segue para Interlaken e depois para Lucerne onde termina a rota. Como o GoldenPass se trata de um passeio cênico feito em diferentes trens, o valor depende do percurso escolhido. Mas é importante se atentar aos horários no site do trem SBB, ao lado do horário, vai ter escrito ‘’Goldenpass’’ aí você sabe se esse é o trem correto.

Interlaken Express

Dentro dessa rota, tem um trecho muito lindo que vai de Lucerne até Montreux chamado de Interlaken Express e dura 2 horas. Porém ainda não é o trem panorâmico Goldenpass.

Trajeto

O passeio é dividido em três etapas e quem opta por fazer a rota completa precisa trocar de trens em Interlaken-Ost e a segunda em Zweisimmen

O próximo trem de Interlaken-Ost a Zweisimmen também não é o famoso e moderno panorâmico. Esse trecho dura 1h10 e depois, tem que fazer outra conexão em Zweisimmen e aí começa o trajeto panorâmico mesmo, que pode ser feito no trem dourado Goldenpass ou no GoldenPass MOB Belle Époque (chamado antigamente de Golden Pass Classic) que é uma réplica de trens utilizados durante a Belle Époque.

Esse trem dura 2 horas. A diferença entre esses dois tipos de trem é que um deles é o panorâmico moderno com janelas amplas. No Golden pass panorâmico, você pode inclusive reservar um dos 8 assentos VIP do vagão. Esses assentos ficam na parte frontal do trem com uma janela de vidro podendo ter uma visão privilegiada das paisagens. Para adquirir um desses assentos é preciso fazer uma reserva com antecedência e pagar 15 francos suíços por assento.

Golden Pass Belle Époque

Caso você queira uma experiência bem diferente, pode fazer o passeio no trem belle époque. O Goldenpass MOB Belle Époque é inspirado no Golden Mountain Pullman Express, um trem que operava em 1930. Era um trem luxuoso no estilo do Oriente Express.

Quand les Pullman-Express empruntaient la ligne du MOB
Fonte: Google

O Goldenpass reproduz o estilo da Belle Époque, onde você viajava como rei, tudo era muito luxuoso. O trem conta com acabamentos em madeira e poltronas de veludo.

O passeio é feito o ano inteiro, então é bem tranquilo.

Esse trem era um que eu tinha me planejado pra fazer saindo de Montreux e indo até Lucerna e tudo estava dentro do meu roteiro, porém, como imprevistos acontecem, nós nos atrasamos e perdemos o horário do trem.

Então, fizemos esse trajeto num trem normal regional mesmo. Porém, quando estávamos em Montreux, fizemos um passeio até Gruyére, uma pequena cidade onde nasceu o queijo gruyére e quando estávamos voltando já de noite, fomos pegar o trem para retorno e imagina a minha surpresa quando o trem era o Goldenpass Belle Époque.

Não tinha sido planejado, eu nem sabia que ele passava por ali, foi uma surpresa muito feliz. Eu fiquei feliz mesmo de poder viver aquela experiência, claro que não foi como eu queria. Infelizmente, por conta do covid, eles suspenderam o serviço de comida, somente para grupos grandes.

Mas foi muito legal, o trem é lindo, romântico e a experiência foi muito especial mesmo. Você se sente naquela época de ouro das viagens de trem. Recomendo MUITO esse passeio, não deixe de viver esse momento, tenho certeza que não irá se arrepender.

Os horários do Goldenpass Belle Époque

Saindo de Montreux 09:50 e 14:50
Saindo de Zweisimmen 12:02 e 17:02

O que eu achei?

A Suíça é um país com um dos melhores sistemas de trem do mundo. Então, uma viagem pra lá não é completa sem fazer ao menos um dos passeios de rota panorâmica. É uma ótima forma de conhecer o país e apreciar as paisagens mais incríveis sentado no conforto dos trens.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados