Ir pra Londres e não comer Fish and Chips é como ir pra Paris e não visitar a Torre Eiffel. Prato clássico no Reino Unido. Vamos conhecer um pouco mais desse prato e da história dele?
O que é
Consiste em peixe frito acompanhado por batatas fritas. Além do Reino Unido, também se popularizou na Austrália e na Nova Zelândia. Também se tornou muito popular em regiões da Nova Inglaterra, Canadá, Irlanda e África do Sul.
Existem algumas variações na forma que é feito. A fritura tradicional usa banha, porém, hoje em dia, usa-se mais óleos vegetais. Embora, ainda tenha vendedores no Reino Unido que façam da forma tradicional com banha.
A batata-frita no estilo americano é mais fina e mais crocante, já no Reino Unido as batatas são mais grossas. A maioria dos lugares faz a partir da batata fresca e na Austrália, usam batatas congeladas.
O tipo de peixe usado varia muito de país pra país, mas são sempre peixes de carne branca. Normalmente, serve com alguns molhos de acompanhamento. Nos EUA, serve com molho tártaro. No Reino Unidos, é comum servir com purê de ervilhas de acompanhamento.
História
Antigamente, a pesca era com linhas compridas para pegarem peixes grandes e de boa qualidade. Porém, na segunda metade do século XIX, teve um desenvolvimento rápido da pesca, especialmente devido às redes de arrasto.
Os arrastões eram aquelas redes grandes que pegavam milhares de peixes ao mesmo tempo, com isso, pegava-se peixes de alta qualidade, misturado com peixes mais simples. Esses peixes eram jogados de volta no mar devido à falta de mercado. Porém, com o desenvolvimento ferroviário, foi possível levar esses peixes para o interior do país a um preço baixo para um número grande de consumidores.
Então, foi ai que esse prato se popularizou como um modo de alimentação barato e rápido entre os membros da classe operária britânica. Inicialmente vendia embrulhado em folhas de jornal, como ainda acontece em algumas regiões do país.
Na Inglaterra, o peixe e a batata-frita eram separados no cardápio. Existe uma incerteza quanto ao momento exato que esses dois alimentos surgiram combinados. O primeiro registro de uma loja em Londres vendendo peixe e batata frita foi em 1860, por Joseph Malin.
Melhores lugares pra comer o prato em Londres
Ainda hoje, é possível andar nas ruas de Londres e ver pessoas comendo em folhas de jornal. Tem em todos os menus de pubs, restaurantes e barraquinhas de rua. O peixe branco, normalmente cod (bacalhau), plaice (espécie de linguado) ou haddock (hadoque), é empanado em uma massa leve feita com farinha e cerveja e frito em gordura quentíssima.
Tradicionalmente, o prato era vendidos em ‘’lojas’’ específicas, as chamadas Chippies, especializadas em vender para viagem. Ainda existem algumas chippies em Londres, que vendem com papéis imitando jornal ou cones de papelão.
Atualmente, cerca de 10.500 chippies funcionam no país. Eu achei na minha pesquisa alguns lugares famosos pelo prato:
Endereço: Bairro Marylebone- 73 Marylebone Lane, W1U 2PN
Endereço: Bairro Covent Garden – 47 Endell Street – WC2H 9AJ
Endereço: 7/8 Leigh Street, London, WC1H 9EW
Tem em 3 endereços: Spitalfields, Soho e Camden Town. Confiram no site pra ver qual mais perto do hotel que ficarão.
O prato custa em média de £10 a £15 pounds.
O que eu achei?
Em todos os restaurantes e pubs que fomos, tinha fish’n’chips no cardápio e foi o que eu mais comi durante a viagem. Eu gosto muito desse prato e experimentei em vários lugares diferentes. Tem muitas variações dependendo da forma de preparo, eu gosto dele mais sequinho e crocante.
Infelizmente, tem alguns lugares que é muito cheio de óleo. Mas de qualquer forma, vale experimentar. A culinária da Inglaterra é bem variada e diferente, então, não é muito fácil pedir comida lá. Claro que é sempre possível pedir hambúrguer ou macarrão, mas pra comer os pratos tradicionais britânicos é necessário conhecer. E o fish’n’chips é uma opção certeira.
Receita
Ingredientes
- 4 filés de peixe branco sem pele
- 2 xícaras farinha de trigo e mais um pouco para empanar
- 350 ml cerveja clara gelada (1 latinha)
- 2 colheres de chá fermento em pó
- sal
- pimenta do reino
Modo de preparo
- Tempere os filés de peixe com sal e pimenta do reino e deixe na geladeira
- Passe a farinha e o fermento por uma peneira e coloque em uma tigela
- Tempere com sal e pimenta do reino
- Adicione a cerveja aos poucos, misturando até que a massa fique lisa e homogênea. A consistência é líquida, mas não muito, como se fosse uma massa de panqueca.
- Deixe descansar na geladeira por cerca de 20 minutos
- Leve uma panela com bastante óleo ao fogo alto para aquecer
- Coloque um pouco de farinha de trigo em um prato raso
- Retire os filés de peixe da geladeira. Passe cada filé de peixe na farinha de trigo, retire o excesso e em seguida mergulhe o peixe na massa de cerveja segurando por uma das pontas, até que esteja completamente coberto pela massa
- Frite os filés de peixe em óleo quente (mas não pelando) por cerca de 6- 8 minutos, virando na metade do tempo, até que a massa esteja dourada e crocante
- Com uma escumadeira, retire o peixe da panela e coloque em uma travessa forrada com papel toalha para escorrer a gordura
- Sirva imediatamente acompanhado de batata chips e purê de ervilha
Receita do blog Londres para Principiantes.
Onde comer Fish’n’Chips em São Paulo?
A maior rede de Fish’n’Chips da América Latina chegou em São Paulo, a Fish n’ Chips Sirène. A primeira inaugurou em Curitiba e chegou em São Paulo. A rede também tem em Curitiba, Florianópolis e Belo Horizonte. Em SP, fica no Beco do Batman, Rua Harmonia, n 150. Preciso conhecer.
Outra opção é a rede de fast-food FiChip. Achei legal que vem embalado em cones de papelão e ”folhas de jornal”. Tem várias unidades no Brasil, São Paulo, Goiás, Curitiba, etc. Confiram no site.
Tem vários outros restaurantes e pubs onde vendem: Pie in the Sky em Perdizes, O’Malleys no Jardim Paulista, pub inglês no Alphaville The Black Horse.
Beijos!