Gramado: Guia para sua viagem

Picture of Aléxia Muniz
Aléxia Muniz
Olá! Meu nome é Aléxia, criei esse blog para poder falar de viagens. Meu objetivo é te ajudar a viajar, através das minhas histórias e experiências. Bem-vindo ao meu mundo!

Gramado é uma das principais cidades para turismo no Brasil. Conhecida como ‘’Suiça brasileira’’. É considerado um dos melhores destinos do Brasil. Há muito a se fazer por lá e tenho certeza que a cidade irá te surpreender como me surpreendeu.

Localização

Localizada na Serra Gaúcha, no estado do Rio Grande do Sul. Mais precisamente na região conhecida como Região das Hortênsias.

Cidade

Fonte: Google

Sua população estimada é de 40.000 habitantes, formada principalmente com forte influência alemã e italiana. Fica numa altitude de 830 metros. A economia é voltada principalmente, para o turismo. A cidade recebe anualmente, milhões de turistas.

Gramado foi criada em 1954, após ser emancipada de Taquara. Gramado fica distante 115km da capital Porto Alegre e fica localizada na região sul. A cidade recebe anualmente, em média 6 milhões de turistas. Inclusive, turistas internacionais. E a economia é predominantemente, do turismo.

A agroindústria também é forte na região, devido as famílias de imigrantes que trabalham ali em mais de 70 empresas artesanais e semiartesanais de mel, cuca, vinho, queijo, graspa, entre outros. Quem leu meu post falando sobre o passeio do Tour Linha Bella onde passa pela região rural de Gramado, vai entender bem disso.

Clima

A cidade é considerada um clima úmido temperado. No verão, em torno de 22°C. As montanhas e bosques não deixam ficar muito calor e mantém, mesmo no verão, temperaturas amenas à noite.

No inverno, o frio é maior e com frequência, têm temperaturas abaixo de 0°C. Inclusive, ali na região acontece de ter geadas e até nevar. Quando fomos, final de agosto, na semana anterior nevou por lá.

Como chegar

Você pode ir de carro diretamente da sua cidade, como nós fizemos. Mas pra maioria das pessoas, o ideal é descer no aeroporto mais próximo, o Aeroporto Internacional Salgado Filho(POA) em Porto Alegre, capital.

Do aeroporto até Gramado, são em média 100km. Quase 2 horas de viagem. O ideal é colocar no waze e seguir a rota dada. Eu recomendo alugar o carro com a Rentcars (se você fechar por esse link você não paga nada a mais e o blog ganha uma parte através do programa de afiliados).

Caso você não queira alugar carro, tem como pegar transfer particular ou ir de ônibus, muitas empresas fazem esse trajeto. Eu não usei o serviço, então não gosto de indicar sem ter usado. Mas aqui tem algumas opções.

Recomenda alugar carro em Gramado?

SIM! MUITO! A cidade é muito fácil de andar e diferente de cidades como Campos do Jordão, onde todas as atrações ficam numa rua. Gramado e Canela, as atrações ficam todas espalhadas.

Mesmo você ficando super bem localizado, num hotel bem na rua central, vai precisar se locomover para fazer qualquer passeio. Então, eu recomendo alugar carro, sim.

Mas pra quem não pode ou não tem interesse, pegue um hotel bem localizado, feche os passeios no qual eles te busquem no hotel e alguns restaurantes buscam no hotel, têm que ligar neles antecipadamente pra conferir quais têm esse serviço.

Dica pra quem está de carro: Canela tem preços bem mais inferiores, caso esteja querendo economizar e fica bem perto mesmo. É continuação de Gramado, em 10 minutos você está lá.

Onde ficar

A rua principal do centro é Rua Borges de Medeiros e ficando por ali, você estará bem localizado. Eu acho meio complicado indicar hotéis que não fiquei. Mas vejam as notas do booking e se alguém que tenha ido pra Gramado, nos conte nos comentários qual hotel você ficou e se recomenda.

Eu fiquei num hotel mais afastado, o Wyndham Gramado Termas & Spa, falei sobre ele aqui nesse post. Sou apaixonada em 2 hotéis que tem em Gramado e quero conhecer ainda. O Hotel Casa da Montanha, onde tem o maravilhoso La Caceria e o Hotel Estalagem St.Huberts na frente do Lago Negro.

Caso você esteja de carro, não tem problema pegar hotéis mais afastados que sejam mais baratos. A única coisa ruim é se você for na alta temporada, ai vai ser difícil de achar lugar pra estacionar ali no centro. Então, tem que avaliar tudo isso.

Quanto tempo ficar

Nós ficamos 7 dias, mas fizemos um roteiro bem tranquilo e espaçado. E ainda fomos até Bento Gonçalves um dia. Recomendo 5 dias lá. Acho que dá pra aproveitar bem e não fica corrido. Veja meu roteiro e prepare ele bem certinho pra não perder tempo e dá tranquilamente.

Qual época ir

Caso você queira pegar o inverno, julho ou o Natal luz, novembro a janeiro. Mas são as altas temporadas, onde o preço aumenta muito. A cidade é cheia sempre, mesmo no verão, o natal luz movimenta muito a cidade.

A baixa temporada e com preços mais atrativos, seria entre fevereiro e maio ou setembro e outubro. Mas atenção com feriados que enche de qualquer forma. E caso queira ir na alta temporada, comece a reservar com um ano de antecedência pra pegar melhores preços.

Nós fomos no final de agosto e decidimos ir um mês antes, seria impossível. Porém, com o covid, tudo mudou e a cidade estava com preços muito bons e bem vazia. Mesmo assim, conseguimos aproveitar tudo, estava tudo aberto e funcionando.

Então, quem tem vontade de ir, agora é uma ótima época, está com bons preços.

O que levar na mala?

Roupa de frio, casacos, calça, luva, touca. Mesmo no verão, a noite fica mais fresquinho. Então, leve um casaco na mala, independente da época que você vá.

O que fazer?

Nossa, Gramado me surpreendeu muito! Eu não estava dando nada pra cidade e amei muito. São muitos passeios e o que fazer. Nem dá pra colocar tudo aqui, mas aqui no blog na aba ‘’Gramado’’, têm post de todos os passeios que eu fui.

Quais passeios são imperdíveis?

Pelo custo-benefício, acredito que:

Lugar muito lindo, num canyon na região rural de Gramado. Tem degustação de azeite, fazendinha e outras experiências. O local é muito lindo e o valor do ingresso R$49(comprando antecipado) vale a pena.

É uma vinícola pequena, familiar, com vinhos que não encontra em qualquer lugar. A visitação é legal, aprende algumas coisas novas, tem degustação de vários rótulos(vários tipos de vinho, cerveja, suco de uva) e o local é bem bonito. O valor é bom e ainda ganha uma taça personalizada.

Agora, um passeio mais natureza. O lugar é muito lindo, fica em Canela e tem espaço pra crianças, restaurante simples de comida caseira. Tem contato com natureza e a cachoeira é linda.

Todos os passeios que eu fui, eu gostei bastante. Recomendo o meu roteiro inteiro e tem post sobre tudo. Mas caso, o orçamento esteja apertado, faça esses 3 passeios que valerão a pena.

Como se locomover

Carro e no centrinho, a pé. A cidade quase não tem semáforos e todo mundo pára pra atravessar, só ir até a faixa de pedestres. Para parar na rua no centro, todo lugar é faixa azul, ou seja, precisa usar o parquímetro e cuidado com isso, nós vimos pessoas sendo multadas.

O bom é que eles têm aplicativo, o que facilita. Já o lado ruim é que o mínimo que consegue colocar é R$25 de crédito, só que cada hora é tipo 2 reais, ou seja, acaba sobrando dinheiro no aplicativo.

O que comprar

Vinhos, não é como Bento Gonçalves, mas tem opções boas e artesanais por lá. Chocolates, óbvio, você vai encontrar milhares de lojas de chocolate em todo lugar, impossível voltar sem trazer um chocolate. O bom é que é um ótimo presente e eles vendem barras com escritos ‘’Gramado’’, ‘’Te amo’’, essas coisas.

Couro, claro que o sul já é referencia de couro no Brasil. Como falei no post sobre a Vinícola Casa Valduga, fui numa indicação do meu primo, numa loja em Nova Petrópolis chamada A Gauchinha e comprei uma jaqueta linda de couro lá e por um preço ótimo. Mas em Gramado mesmo, têm muitas lojas vendendo couro por lá.

Natal Luz

O Natal Luz reinventou Gramado, o que era uma cidade somente visitada no inverno. Em 1986, quando iniciou o Natal Luz, a cidade recebe turistas o ano inteiro. As comemorações começam em novembro e vão até janeiro e marca o calendário da cidade.

E o que acontece no Natal Luz, Aléxia? A cidade fica toda decorada, shows, desfiles alegóricos, coral, encontro de papai-noel, cerimônias, etc. Ou seja, muitas coisas e a cidade fica bem especial. Eu não conheço, mas pelo que vi, é bem legal e pra quem vai passar a noite de natal ou ano novo, os hotéis tem ceias e comemorações. As crianças devem amar. Esse ano as autoridades confirmaram que vai ter natal luz, mesmo com o covid, fazendo as devidas alterações.

Festival de Gramado

O Festival de Cinema de Gramado, realizado pela primeira vez em 1973, é um dos principais eventos do cinema no Brasil. É realizado anualmente no Palácio dos Festivais. Além de filmes nacionais, premia também filmes latinos. É colocado um tapete vermelho na Rua Coberta até o Palácio, movimentando a cidade inteira.

Caso deseje conhecer, o festival geralmente acontece final de agosto/setembro. Confira as datas antes.

O que comer?

A gastronomia de Gramado cresceu muito e hoje em dia, tem culinária internacional de todo tipo. Mas fondue e café colonial continuam mantendo a força como comida típica por lá. E você vai encontrar em todo lugar restaurantes que oferecem esses pratos.

Agora caso você queira experimentar comida mais rural, galeto e polenta são fortes lá. E as polentas são maravilhosas, tem em todo lugar também.

Vale a pena conhecer Gramado?

SIM! Eu e meu marido gostamos muito, foi a minha primeira vez no Rio Grande do Sul e fiquei surpresa com a receptividade e como a cidade é preparada pra receber os turistas.

Quando mais nova, íamos muito pro Nordeste e eu amo. E é uma das coisas de viajar no Brasil, a diferença entre estados. O Brasil é um país multi cultural e gigante, com muitas tradições e história.

Não faltam coisas pra fazer em Gramado, hotéis de qualidade internacional, restaurantes incríveis e me parece que a cidade só vai crescer. Vale muito a pena conhecer.

Beijos!

Compartilhe esse post:

– leia mais –

Posts relacionados